Notícia

2min leitura

icon-book

5 pontos pacíficos no Brasil de 2026

Leopoldo Rosa

Por Leopoldo Rosa

30 Jan 2026 10h00 - atualizado em 27 Jan 2026 11h52

Existem poucos “pontos pacíficos” no Brasil hoje. A polarização e as inúmeras tentativas de de terceiras vias têm tornado o debate público cheio de opiniões e poucas convergências – vale para o social, para a política e para a economia.

Mas editando The Report neste mês – em que publicamos a segunda parte do especial “50 personalidades do mercado respondem: o que será o amanhã?” – percebi que entre as grandes autoridades que nos atenderam, há similaridades importantes. Destaco 5 delas aqui – e gostaria de convidar você para o debate: concorda com o que dizem os nossos entrevistados? Me responda o e-mail com sua opinião.

#01 – O desafio fiscal

Ouvi de Mansueto Almeida, economista hoje no BTG Pactual, que o grande desafio do Brasil de 2026 é o fiscal. A fala dele foi acompanhada por nomes como Samuel Pessôa e Felipe Salto.

Mansueto, no entanto, acrescenta uma dose de realidade: o fiscal não será resolvido em ano de eleição. Por isso, o economista acredita que, se pelo menos ele for pautado pelos candidatos em questão, já teremos um ganho importante. 

#02 – As eleições e a economia

Também é consenso entre os entrevistados que as eleições devem pesar na economia em 2026. Não apenas porque ela deve afastar do debate pautas impopulares como a da questão fiscal, mas porque a incerteza a respeito de quem será o próximo presidente também deixa o mercado em sinal de alerta. O tema foi destacado por Tony Volpon, ex-BC, entre outros. 

#03 – Renovação de liderança

O Brasil precisa de uma oxigenação na sua liderança: não apenas de pessoas, mas de formas de pensar. Para alguns dos entrevistados, essa é uma das questões-chave que devem ser iniciadas em 2026 e implementadas no ano que vem. Aliás, muitos destacaram que essa é uma das lições que 2025 deixou para o ano que está começando. 

#04 – Ouro

Outra menção comum a muitos dos entrevistados foi o ouro. O metal bateu recordes de preço em 2026 e já acumula alta de mais de 17% no ano. Por essas e outras, foi mencionado algumas vezes como um investimento para prestar atenção neste ano – especialmente diante da volatilidade do dólar nos últimos meses.

#05 – Você também precisa ler…

“O Brasil tem um encontro marcado com a matemática a partir do próximo governo. Quanto mais adiarmos este encontro, mais salgada será a conta. E esta dicotomia entre filme e foto não é percebida pela maioria da população”, é o que diz o economista José Faria Jr, convidado especial que escreve uma coluna na edição de Janeiro de The Report.  No texto completo, Faria correlaciona o cenário eleitoral, o macroeconômico e o fluxo de capitais – e o que é preciso prestar atenção.

A nova edição de The Report, com as opiniões de 50 grandes nomes do mercado, a coluna do Faria e a do Thiago Salomão e outros grandes insights e informações exclusivos já está disponível. 
Para acessar basta clicar aqui.

Compartilhe

Leopoldo Rosa
Por Leopoldo Rosa

Leopoldo Rosa é jornalista com MBA em Mercado de Capitais pela UBS/B3 e em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Tem passagens por Globo, CBN, CNN e Abril.

leopoldo.rosalino.ext@mmakers.com.br