Notícia

2min leitura

icon-book

Conselho dos investidores vencedores

Passei os últimos dois dias no Rio de Janeiro conversando com os fundadores e gestores das assets de maior referência em value investing no Brasil

Matheus Soares

Por Matheus Soares

09 Jan 2025 17h31 - atualizado em 09 Jan 2025 05h31

Passei os últimos dois dias no Rio de Janeiro conversando com os fundadores e gestores das assets de maior referência em value investing no Brasil. São gestoras que já viveram vários ciclos de mercado e que no meio dessa chuva de resgates que estamos vivendo, costumam sofrer menos e, em alguns casos, até captam dinheiro por terem um passivo alinhado com sua filosofia de investimentos. 

Na newsletter de hoje, vou trazer os maiores aprendizados que extrai dessas conversas ao mesmo tempo em que preservarei a identidade deles justamente pela discrição ser importante para cada um e o que fará com que essas conversas voltem a acontecer no futuro. Vamos a eles:

Aprendizado 1: Tempo é o seu ativo mais precioso

A alocação de tempo é o maior desafio de um investidor de ações, então aloque tempo em algo cujo conhecimento possa ser replicado, afinal o tempo é seu maior aliado para compor conhecimento. Não perca tempo com teses de investimento cujo conhecimento adquirido se acabe tão logo o preço da ação convirja para o “preço justo”.

Aprendizado 2: Não queira pegar todas as notas de R$ 50 que encontrar 

Não queira olhar de tudo e, portanto, saiba o que você não quer olhar. Filtros até podem te ajudar, mas é preciso ter um “modelo mental” que te permita encontrar empresas que, em determinado momento, a ‘foto’ não seja boa. O mercado olha os próximos 60 dias, você precisa entender o filme. 

Aprendizado 3: Esqueça o curto prazo

Não tenha ansiedade de ganhar dinheiro no curto prazo. Todo mundo quer encontrar a ação que vai subir 50% no ano, mas se preocupe em encontrar a ação que vai subir 20% ao ano durante muitos e muitos anos. 

Aprendizado 4: Inverta, sempre inverta

Falsifique as teses de investimento invertendo a ordem das perguntas. Ao invés de perguntar por que comprar, pergunte-se por que não comprar? É mais importante entender o quanto você tem a perder se as coisas não correrem bem, do que o quanto tem a ganhar. As pessoas menosprezam o quanto têm a perder. 

Aprendizado 5: Foque nos bons negócios

Se preocupe em encontrar bons negócios ainda que não estejam no melhor preço porque uma hora o mercado brasileiro vai te dar a oportunidade de comprar esses bons negócios.

Aprendizado 6: Entenda o ambiente competitivo

Foque sua análise buscando entender o ambiente competitivo do negócio. “Muita gente nos questionou quando compramos Lojas Renner em 2015 por conta do cenário macroeconômico que vivíamos, mas se estava ruim pra Renner, imagina pros seus concorrentes?”. 

Compartilhe

Matheus Soares
Por Matheus Soares

Fundador do Market Makers, analista responsável pela Carteira Market Makers de Ações. Antes de fundar o MMakers, foi analista responsável pela cobertura de Small Caps na XP Inc e analista fundamentalista da Rico Investimentos. Certificado no curso de Value Investing da Columbia Business School.

matheus.soares@mmakers.com.br