Notícia

2min leitura

icon-book

Cuidado com as previsões

Não encare o mercado como um jogo de azar

Josué Guedes

Por Josué Guedes

25 Jan 2023 10h26 - atualizado em 25 Jan 2023 10h29

Cuidado com as previsões

Quem disser que haverá uma recessão em algum momento nos próximos anos irá acertar. Mas quem tentar prever quando, provavelmente irá errar.

A expectativa de uma recessão é diferente da sua previsão. Pode parecer contraditório, mas não é, porque historicamente as recessões e os mercados de baixa ocorrem com certa frequência. Porém, tentar prever o momento exato desses eventos é tarefa inglória, apesar de suas ocorrências quase naturais.

Se você ainda não entendeu como essa dinâmica “natural” funciona, fica aqui a recomendação da brilhante explicação do investidor Ray Dalio sobre Como a Máquina da Economia Funciona.

Voltando, sabendo que recessões ocorrem, mas que dificilmente você saberá quando, para um investidor, a questão estratégica para lidar com isso se torna muito mais comportamental.

De acordo com o Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (Codace), de 1980 até hoje, o Brasil viveu 9 períodos de recessão econômica, uma média de cerca de duas por década. Considerando que o país muito provavelmente continuará sendo o que sempre foi, essa pode ser uma boa base de expectativa para os próximos anos.

Quem planeja investir pelos próximos 40 anos, por exemplo, saberá que as coisas tendem a piorar economicamente pelo menos oito vezes. Pode ser que tenhamos boas surpresas e esse número seja menor, ou não. Mas tendo em mente a natureza cíclica da economia, esse é um bom “chute”, algo que passa bem longe de uma previsão.

Saber diferenciar a expectativa de uma previsão é fundamental no nível psicológico, porque esperar recessões e mercados de baixa será algo natural e não te provocará surpresa quando acontecerem. Isso faz parte do jogo. Mas sabendo que é quase impossível acertar quando os tempos ruins virão, ficará mais fácil se livrar da tentação de antecipar as crises modificando suas posições – comportamento que, segundo Peter Lynch, já tirou mais dinheiro dos investidores do que as próprias correções em si.

Essa mentalidade não é tão sedutora quanto a ideia de poder prever crises e fazer fortunas – algo bem retratado em alguns livros e filmes, mas bem menos comum do que se imagina, porque o cemitério dos perdedores é bem silencioso. Contudo, com certeza irá te livrar do arrependimento de perder dinheiro encarando o mercado com um jogo de azar.

Compartilhe