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Duas reflexões sobre o que faz preço na bolsa

Os preços das ações acompanham o lucro das empresas?

Por Matheus Soares

20 dez 2023 11h03 - atualizado em 20 dez 2023 03h00

Se tem uma coisa que temos muita satisfação de fazer no Market Makers é garantir aos nossos ouvintes e aos membros da Comunidade MMakers o acesso àquela informação de qualidade que, num passado não muito distante, apenas os investidores profissionais tinham. É mais que uma missão da nossa empresa, é um princípio que nós temos para todo conteúdo que produzimos aqui: ele precisa ter qualidade e ser sempre útil.

Esse conteúdo é transmitido nos vídeos do Youtube e redes sociais, nos podcasts e por aqui nas newsletters. E como vocês viram o Salomão falar no nosso último episódio, o trabalho de escrever sobre investimentos é muito mais difícil do que parece: entre a elaboração da ideia e transformá-la em um texto palatável para ser lido rapidamente, leva-se longas horas de preparação.

O caminho que encontrei para tornar esse processo mais interessante foi o de escrever sobre temas práticos da minha vida de investidor. Em outras palavras: eu escrevo o que eu gostaria de ler se quisesse aprender o que um investidor faz na prática em seu dia-a-dia.

Curioso notar que até o momento isso tem trazido um novo aprendizado pra mim: percebi que eu não só aprendo compartilhando meus pensamentos por aqui, como eu também testo várias das convicções que “acredito” carregar, seja nas teses da nossa carteira, seja na nossa filosofia de investimento. Com um ingrediente adicional que torna esse círculo virtuoso e especial: os comentários que recebo ao final de cada newsletter.

Como forma de retribuir o carinho e os empurrões motivacionais, o texto de hoje irá abordar as sugestões que recebi em um dos comentários que são deixados ali no botão que fica ao final desta newsletter (aliás, se você tem algo a dizer, diga lá porque lemos todos os comentários):

“A didática foi excelente! Poderiam escrever um artigo falando sobre a ideia de que os preços das ações acompanham a evolução dos lucros e também como o humor de mercado faz os múltiplos das empresas subir ou cair (mesmo que os lucros não subam ou caiam…)”. 

Seguindo a recomendação, vou responder a essas duas perguntas:

1) O preço de uma ação acompanha a evolução dos lucros de uma empresa? 2) Como o humor de mercado faz os múltiplos das empresas subirem ou caírem?

Vamos lá!

Respondendo especificamente à primeira pergunta eu diria que não. O preço de uma ação, na verdade, acompanha a evolução das EXPECTATIVAS de lucro POR AÇÃO de uma empresa.

Por que eu grifei e coloquei em caixa alta EXPECTATIVAS e POR AÇÃO

Porque nada é mais importante no mercado financeiro do que as EXPECTATIVAS embutidas no preço dos ativos. Absolutamente TUDO gira em torno de expectativas. Portanto, se uma empresa entrega R$ 1 de lucro por ação recorrente, mas a expectativa era de R$ 1,50, pode ter certeza que no dia seguinte a ação vai cair. 

Vejam que eu disse lucro POR AÇÃO. O lucro líquido de uma empresa subir de R$ 100 para R$ 200 milhões é bom ou ruim? Só com essa informação é impossível saber. Depende do número de ações que ela possuía com o lucro de R$ 100 e quanto ela possui agora com o lucro de R$ 200. Se ela saiu de 100 para 200 milhões de ações, o lucro POR AÇÃO é o mesmo R$ 1 real.

O gráfico abaixo mostra a expectativa do lucro por ação da Vivara (VIVA3) e a cotação da ação. Apesar de não andarem 100% juntos, em algum momento eles se encontram:

Mas, vale dizer que lucro por ação não é a informação mais importante. Uma empresa pode ter lucro, mas não gerar caixa… mas aí é história pra oooooutra newsletter.

Agora, vou responder à segunda pergunta: como o humor de mercado faz os múltiplos das empresas subirem ou caírem?

O múltiplo Preço/Lucro (P/L) é uma função do:

1) Retorno sobre o capital investido (ROIC) que uma empresa gera em seus investimentos;
2) Lucro que a empresa retém no balanço para poder reinvesti-lo com o mesmo ROIC;
3) Crescimento do lucro por ação que, por sua vez, depende do ROIC e do lucro retido;
4) Taxa de desconto, que nada mais é que o custo de oportunidade do investimento.

Se os primeiros três fatores se mantiverem constantes, qualquer mudança na taxa de desconto altera o quanto o investidor estará disposto a pagar por uma empresa.

Imagine uma empresa com zero dívida no balanço que gera R$ 100 de lucro e vale R$ 1000 (P/L = 10). Sem colocar na conta a inflação e se ela simplesmente não crescer o lucro, o investimento realizado retorna para o acionista 10% ao ano. Esse retorno com uma taxa Selic de 5% ao ano parece ok. Agora, e se a taxa Selic for para 10%? Você vai querer receber 10% ao ano de retorno comprando uma ação – na qual você deve exigir um prêmio de risco – de uma empresa que não cresce lucro?

Muito provavelmente não. Por isso, para esse investimento retornar pelo menos 15%, o múltiplo terá que cair para algo entre 6 a 7 vezes o lucro dela. Acima disso não faria sentido comprar, a não ser que a empresa tenha potencial para crescer lucros, o que não é o caso no nosso exemplo hipotético.

Respondendo diretamente à pergunta, as mudanças de humor do mercado acontecem, pois as taxas de desconto estão em constante movimento e alteram diariamente com discursos de políticos, dirigentes do Banco Central, economistas e por aí vai. 

Aqui na carteira do Market Makers a gente tenta focar menos na variação diária da taxa de desconto e focar mais no qualitativo das empresas, ou seja, nos três primeiros fatores que justificam um determinado múltiplo P/L.

Por falar na nossa carteira, enviaremos hoje aos assinantes da Comunidade MMakers uma atualização extraordinária que nos deixará mais exposto ao ciclo de queda de juros. Se você é assinante, fique atento aos nossos canais de comunicação; se ainda não é assinante, mas tem interesse em se tornar um, deixe seu e-mail na lista de espera, pois você será avisado assim que reabrirmos a Comunidade.

Que cada leitor tenha um Natal abençoado com muita saúde, alegria e presentes. 

Até 2024.

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Por Matheus Soares

Fundador do Market Makers, analista responsável pela Carteira Market Makers de Ações. Antes de fundar o MMakers, foi analista responsável pela cobertura de Small Caps na XP Inc e analista fundamentalista da Rico Investimentos. Certificado no curso de Value Investing da Columbia Business School.

matheus.soares@mmakers.com.br