Notícia
5min leitura
Em tempos difíceis do mercado, distraia sua mente com essas 3 dicas
Reduzir a ansiedade com o mercado e buscar por aquilo que agrega no seu compounding de conhecimento
![](https://mmakers.com.br/uploads/2024/05/Gradient-Pastel-Lifestyle-Tutorial-YouTube-Thumbnail-2-640x340.png)
Primeiramente, quero agradecer os vários feedbacks positivos que recebi da newsletter da semana passada. Não sabia que teria tantos adeptos escrevendo um texto em que defendo o investimento em bolsa.
A saga do investidor de ações continua um exercício de paciência. Um caso anedótico: eu e o Math tivemos um café na última semana com um gestor de longa vivência na bolsa. Ele nos explicou, de uma forma quase lúdica, quais são as três fases do mercado:
“Minhas interações com pessoas de fora do mercado me ajudam a entender em que fase estamos. Tem a fase do curioso, que é quando a bolsa está subindo e a pessoa quer conversar comigo pra entender mais sobre esse mundo; aí tem a fase da euforia máxima, que é quando essa pessoa já vem me dizer o que eu deveria comprar na bolsa, como se ele fosse o profissional; e tem a fase que estamos agora, na qual quando digo que sou investidor de ações, as pessoas me olham com dó”.
Bom, se estamos nessa fase da dó, é justamente agora a melhor hora para comprar, não? A máxima “compre ao som de canhões, venda ao som de violinos” ecoou na minha cabeça ao ter essa conclusão.
Ok, se é isso, não tem segredo: separa aquele dinheiro que não é pro “leite das crianças” ou aumenta a parcela de risco na sua carteira e compre ações de empresas que estão com uma situação financeira confortável e resultados operacionais saudáveis… e espera.
Esperar. É aí que mora o perigo. Ele mora nas tentações que existem enquanto o futuro não se torna presente. “Eu sou investidor de longo prazo, mas eu comprei em fevereiro e já estamos em maio, quanto tempo mais eu devo esperar?”
Todo mundo entende que bolsa é um negócio de longo prazo. Mesmo assim, a mão coça ao ver os amigos todos sorridentes por estarem fora da bolsa – “você tinha me dito que deixar dinheiro na poupança era o pior investimento do mundo. Quem tá rindo agora?”
Mercado vive de ciclos e isso também vai passar. Mas o caminho gera desconforto e desânimo. Até mesmo os gestores de fundos, grandes amigos do Market Makers e que pela experiência de mercado têm mais paciência do que a grande parcela de investidores, não conseguem disfarçar o semblante de preocupação.
Os únicos felizes são os pessimistas, orgulhosos de terem acertado que “o Brasil não ia dar certo” – embora não tenham colocado um puto no bolso, pois não apostaram no cenário que eles acreditavam ser o mais provável.
Nessas horas, é bom buscar conforto nas palavras dos velhinhos do value investing, retomar essas leituras não tem erro (embora até o Warren Buffett esteja vendendo ações para aumentar sua posição em caixa – claro que o momento da bolsa americana é completamente diferente da bolsa brasileira, mas enfim… cada um interpreta como achar mais pertinente).
De fato: não está fácil ser investidor de ações no Brasil neste momento. E já faz tempo. A cada mês de queda ou mesmo de bolsa andando de lado nos traz uma sensação de incompetência. Sabemos que para ganhar dinheiro na bolsa é preciso agir contra a corrente, mas como ser contrarian sem se sentir burro?
Caio Mesquita (CEO da Empiricus) relembrou na sua newsletter de sábado a história do Walter Mischel, que ficou famoso com o “Experimento do Marshmallow”. Nesse experimento, as crianças que resistissem por 15 minutos em uma sala sozinhas diante de um marshmallow eram recompensadas não só com o doce apresentado, mas com um extra pelo esforço.
Essas crianças foram acompanhadas anos após o experimento e notou-se correlações positivas entre a habilidade de resistir ao marshmallow e o sucesso acadêmico e profissional dos indivíduos avaliados – ou seja, a capacidade de resistir a prazeres imediatos nos qualifica a colhermos mais e melhores frutos no futuro.
Hoje, o investidor de ações está diante de um delicioso marshmallow, só que ao invés de 15 minutos de espera, o relógio tem um prazo indeterminado. E ao invés de estar sozinho numa sala, você está cercado de várias pessoas que estão se deliciando com a ingestão do doce. Maldita disciplina.
“A dica para controlar a ansiedade? Observe as táticas das crianças que resistiram ao marshmallow. Invariavelmente distraem-se com alguma outra atividade, tirando o foco do objeto de desejo”, escreveu Caio em sua newsletter.
A newsletter de hoje trata sobre disciplina e paciência e poderia acabar aqui. Mas pensando na dica de distrair-se para controlar a ansiedade, tenho aqui 3 novidades que podem te agradar – e de quebra, te ajudar a esquecer do marshmallow.
1) LIVE – Resumo da temporada de resultados
Nosso analista de ações e sócio do Market Makers, Matheus Soares, fará uma reunião com os assinantes da COMUNIDADE MARKET MAKERS para falar dos destaques da temporada de resultados do 1º trimestre de 2024.
A reunião será ao vivo na quarta-feira (22) às 19h e exclusiva para os membros da comunidade (infelizmente a comunidade está fechada para novos membros, mas se você quiser garantir sua vaga na reabertura, clique aqui e deixe seu nome).
2) Gravação do 100º episódio do MMakers (tema: Elas Revolucionaram as Estatais)
Também na quarta-feira, vamos gravar um episódio especial, reunindo três executivas que fizeram história nas estatais que elas atuaram: Elvira Presta (ex-CFO da Eletrobras), Andrea Almeida (ex-CFO da Petrobras) e Daniella Marques (ex-CEO da Caixa). São três histórias incríveis, de mulheres que fizeram a diferença nestas companhias. Ouvir o relato delas vai te fazer entender o quão difícil foi fazer essas transformações.
Será o 100º episódio do nosso canal e por isso faremos num local especial, com plateia e uns comes e bebes para os presentes (membros da Comunidade Market Makers têm direito a um ingresso). O episódio 100 vai ao ar na quinta-feira que vem, dia 30.
![](https://mmakers.com.br/uploads/2024/05/image-2.png)
3) Lançamento do SPORTS MARKET MAKERS, nosso novo projeto
Eu não via a hora de fazer esse anúncio, finalmente chegou o dia. Na sexta-feira (24) vamos fazer uma live para explicar como será o projeto Sports Market Makers. O nome é autoexplicativo: vamos falar das finanças no mundo esportivo (ou dos esportes no mundo financeiro).
Existe uma infinidade de oportunidades surgindo neste mercado e muita gente boa com histórias para contar. Pra nos ajudar neste projeto, contaremos com um parceiro de peso e que sabe tudo do mundo dos investimentos no esporte: a OutField Ventures.
Na live de sexta, você saberá mais sobre esse novo canal, sobre a OutField e sobre tudo que pretendemos fazer.
Um forte abraço,
Thiago Salomão