Notícia
3min leitura
Imersão Investidor Profissional: um dia histórico para o Market Makers
Foram 5 painéis sobre geopolítica, value investing, ciclos de mercado, comportamento no mercado, networking e muito mais
“Se tivessem me dito tudo isto 30 anos atrás, eu teria sofrido menos durante a minha profissão”
Ruy Alves, da Kinea, durante a mentoria dele no M3 Club
Tive um fim de semana mais do que especial. Passei o último sábado inteiro com mais de 100 assinantes do M3 Club. Eles vieram participar do Imersão Investidor Profissional, nosso treinamento que durou das 9h às 18h no prédio da nossa sede, na Faria Lima.
Os assinantes receberam um treinamento exclusivo meu e do meu sócio, Matheus Soares, além de dois mentores convidados: Ruy Alves (Kinea) e José Rocha (Dahlia). Ao final das 4 mentorias, tivemos 90 minutos de “perguntas & respostas”, para ninguém ir embora com dúvidas
É muito emocionante ver toda a transformação do Market Makers. Da recepção aos comes e bebes durante o evento, do discurso inspirador do Josué na abertura ao cuidado do Murilo com cada pessoa presente no treinamento, dos convidados fora de série que toparam ministrar uma aula para nossos assinantes pelo simples fato de “gostarem de nós”….
Parece que foi ontem que estávamos reunidos no meu apartamento, municiados de muito café e pães de queijo e na TV da sala um power point em branco que logo seria preenchido com diversas possibilidades sobre o que seria a “Empresa” (nem nome ela tinha na época).
Mas eu me apego aos detalhes. Eu não fazia ideia do quanto eu desejava ter um caderninho com o logo da minha empresa até este sábado, quando entregamos esse kit para os participantes (e eu, obviamente, peguei um pra mim):
As mentorias foram gravadas, então os assinantes do M3 Club que não estavam presentes poderão assistir em breve. Para quem não faz parte do M3, deixarei algumas reflexões e frases interessantes que foram ditas no evento, num estilo “Brevidade Inteligente”, livro que eu citei durante minha mentoria.
(Adendo + spoiler: conheci esse livro por causa do Bruno Mérola, que recomendou esse livro quando veio ao Market Makers, no episódio 79. Merola voltará ao MMakers nesta semana junto com Guilherme Zaczac para falarem sobre o momento atual e o futuro da indústria de fundos).
Da minha mentoria
Escrever é a melhor forma de pensar. Pratique a escrita, seja breve e documente sempre
Não subestime o potencial de fazer algo bem feito repetidamente, mesmo que isso não traga um resultado óbvio ou financeiro de curto prazo
Você só fará algo relevante se você fizer por muito tempo.
Um segundo de desconforto pode ser determinante para o resto da sua vida
Sobre value investing, por Matheus Soares
Seu trabalho como analista é transformar um investimento em ações em um título de renda fixa
No curto prazo, o mercado é uma urna eleitoral; no longo prazo, ele é uma balança.
Sobre viver o mercado, com Ruy Alves
Eu não preciso de alguém pra me dizer que uma ação a 7x P/L é barata e a 50x P/L é cara. Eu preciso de alguém que me diga que uma ação a 7x P/L está cara ou que a 50x P/L está barata.
Conheça a si mesmo: o mercado vai te dar exatamente o que você veio buscar nele
Esteja disposto a se adaptar. Não há sistema que funcione para sempre. O que deu certo no passado pode não se encaixar no presente.
Ler é bom, mas aprendemos as coisas fazendo, e não lendo. Leia apenas o que vai usar na prática.
Sobre os ciclos de mercado, com José Rocha
A correlação do lucro das empresas do S&P500 com o PIB dos EUA é muito forte, assim como a correlação do PIB brasileiro com a receita da companhias do Ibovespa
Com exceção dos EUA, eu não consigo encontrar outro lugar no mundo melhor para investir hoje em dia do que o Brasil.
De 1914 pra cá, em todo período que o CPI (inflação ao consumidor dos EUA) esteve acima de 4%, o S&P500 acumulou prejuízo de 61%; agora, sempre que o CPI esteve abaixo de 4%, o S&P500 subiu 150.000%.
Lei de Moore é mais importante para os mercados do que se o próximo presidente dos EUA será Kamala ou Trump.
Que venham mais Imersões.