Notícia

2min leitura

Inteligência Artificial: a corrida da pá

Quem está comprando os chips da NVIDIA?

Por Josué Guedes

08 mar 2024 15h34 - atualizado em 08 mar 2024 03h34

Entre 1980 e 1992, uma multidão de brasileiros foram para Serra Pelada, localizada no Pará, numa frenética corrida em busca do ouro descoberto na região.

Impelidos pelo desejo de enriquecer, calcula-se que mais de 90 mil homens tenham sido atraídos para Serra Pelada ao longo da década de 1980, até o encerramento das atividades de garimpo em 1992.

O local se tornou o maior garimpo a céu aberto do mundo e estima-se que foram extraídos mais de 40 toneladas de ouro durante esse período.

Apesar do número chamar atenção, poucos garimpeiros “embamburraram” (em outras palavras, ficaram ricos).

Por outro lado, com a chegada daquela multidão em busca de ouro, o comércio da pequena vila perto do garimpo se intensificou e os preços praticados na venda de produtos (supérfluos ou não) eram de fazer inveja às grandes metrópoles.

Por isso, costuma-se dizer que numa corrida pelo ouro quem ganha dinheiro de verdade é o vendedor de pá.

No ciclo atual de geração de riqueza, a corrida se passa bem longe dos garimpos, mas a ideia de ganhar dinheiro vendendo “pá” parece continuar fazendo muito sentido.

Pelo menos é o que Luiz Parreiras, da Verde Asset, explicou sobre a corrida corrida do ouro moderno  — a inteligência artificial — e o papel da NVIDIA (a grande vendedora de “pás” dessa corrida):

“Sabe por que a NVIDIA é a terceira empresa mais valiosa do mundo hoje? Porque nessa ‘corrida do ouro’ ela é a vendedora da ‘pá’.”

Mas, na verdade, a NVIDIA, como o próprio Parreiras comentou, é muito mais do que a vendedora da “pá” (chips). Ela tem a fórmula de como se faz a “pá” e por isso o correto seria dizer que a corrida atual nem é pelo “ouro” (inteligência artificial), é pela compra da pá (“chips”).

“O que a gente tá vendo agora não é nem a corrida do ‘ouro’. É a corrida da compra de ‘pá’. E sabe quem está comprando os chips da NVIDIA? Facebook, Microsoft, Amazon, Apple… E por quê? É a tentativa de ‘injetar’ mais inteligência nas coisas que as pessoas já usam”, explicou Parreiras no episódio #87.

A Inteligência Artificial tem se tornado um tema cada vez mais frequente no Market Makers e se você quiser entender com mais profundidade essa corrida e seus impactos na economia global, confira a live de ontem em que reunimos Luiz Parreiras, da Verde Asset, e Felipe Miranda, da Empiricus, para debater isso, o que está acontecendo com os mercados agora e muito mais.

QUERO ASSISTIR O EPISÓDIO #87

Compartilhe

Por Josué Guedes

josue.guedes@mmakers.com.br