Notícia

3min leitura

icon-book

Leia a íntegra do “Dossiê Brasil”

Um documento inédito do Market Makers revelando diversas mazelas estruturais responsáveis pelo atraso brasileiro

Thiago Salomão

Por Thiago Salomão

10 Jan 2025 11h06 - atualizado em 10 Jan 2025 11h28

Frustrante. Essa é minha sensação ao que foi anunciado por pelo ministro da Fazenda. Foi trágica para a economia brasileira. Embora o Brasil ainda não esteja em uma irreversível espiral de declínio, o discurso do Fernando Haddad deixou claro que a preocupação do governo desde já é a reeleição, e não o acerto de contas do país.

Foram quase dois meses de reuniões até que Haddad viesse a público anunciar as medidas de contenção de gastos. Além disso, não foram tão ruins, embora sejam insuficientes para reverter a trajetória da dívida de maneira estrutural. O problema foi o inapropriado anúncio de isenção de imposto de renda pra quem recebe menos de R$ 5 mil por mês, juntamente com uma tributação maior para quem recebe acima de R$ 50 mil/mês.

Sim, era uma promessa de campanha e sim, temos que combater as desigualdades tributárias do Brasil, mas não era a hora! O momento era do adulto entrar na sala e dar uma bronca por que estamos gastando demais, mas o recado final foi de uma mesada extra para cerca de 12 milhões de brasileiros.

Ficou claro que o governo não está preocupado com as consequências da crescente dívida pública do país. Poderia dizer “eles não entenderam”, mas não consigo acreditar nisso, dada as inúmeras apresentações de vários especialistas. 

Mas, para quem acompanha fielmente o Market Makers, é possível entender o racional por trás dessa decisão do governo. Já fizemos tantos episódios profundos que hoje conseguimos entender muito melhor como funciona a ”cabeça do Brasil”.

Por isso, o momento não poderia ser mais oportuno para publicarmos o que chamamos de DOSSIÊ BRASIL.

O Dossiê Brasil é um compilado de mais de 7 horas de passagens do Market Makers que lhe darão um entendimento claro sobre os problemas do Brasil, abordando temas como parasitismos da máquina pública, ineficiências nos gastos, manobras parafiscais, entre outros.

Aliás, a pré-divulgação deste material semana passada atraiu milhares de novos leitores para esta CompoundLetter. Então, aproveito para desejar-lhes boas vindas! Mas continuarei fazendo a piada do “todos os três leitores da newsletter” pra manter a essência.

O Dossiê Brasil está aqui. Só clicar neste link.

Ele tem 10 tópicos de leitura:

  • O Brasil e sua estatal do Trem Bala: Como uma empresa pública, sem sequer um trilho construído, consome milhões do orçamento enquanto simboliza as distorções da máquina pública.
  • Os retrocessos populistas e a zona de conforto fiscal: Descubra como subsídios, desonerações e benefícios específicos estão atrasando a competitividade e prejudicando a eficiência do setor público.
  • O STF como legislador supletivo: Entenda como o papel crescente do Judiciário impacta o equilíbrio entre os poderes e gera insegurança econômica.
  • Manobras parafiscais disfarçadas: Saiba como o governo utiliza fundos e estatais para mascarar déficits e contornar limites de despesas.
  • O preço da desconfiança na Bolsa: Por que a falta de confiança é o maior inimigo dos investidores e trava o crescimento de empresas no mercado.
  • As despesas obrigatórias e o risco de colapso: Projeções mostram que as despesas discricionárias podem acabar até o fim da década, deixando o país sem margem de manobra.
  • O que Gustavo Franco pensa sobre o aumento de impostos: Entenda por que o economista defende uma disputa mais transparente por recursos orçamentários.
  • Como o Brasil pode aprender com o passado: Marcos Mendes analisa como as crises institucionais refletem os limites de um modelo político esgotado.
  • Caminhos para uma reforma estrutural: As ideias mais ousadas de Ruy Alves, Pedro Jobim e Samuel Pessôa para tornar o país fiscalmente viável no longo prazo.
  • O impacto de décadas de ineficiência nos gastos públicos: Um panorama histórico que explica por que o Brasil ainda luta para equilibrar as contas e atrair investimentos.

Baixe o Dossiê Brasil agora mesmo clicando neste link.

Compartilhe

Thiago Salomão
Por Thiago Salomão

Fundador do Market Makers, analista de investimentos CNPI-P, MBA em Mercados Financeiros na Fipecafi e na UBS/B3. Antes de fundar o MMakers, foi editor-chefe do InfoMoney, analista de ações na Rico Investimentos, co-fundou o podcast Stock Pickers e foi sócio da XP de 2015 a 2021

thiago.salomao@mmakers.com.br