Notícia

5min leitura

icon-book

Market Makers Holding

O reconhecimento a quem nos levou ao sucesso

Thiago Salomão

Por Thiago Salomão

01 Sep 2025 09h57 - atualizado em 01 Sep 2025 09h57

“I’ve met some people along the way,

Some of them split some of them stay,

Some of them walk some walk on by,

I’ve got a few friends I’ll love till I die

From all of these people I try to learn,

Some of them shine some of them burn,

Some of them rise some of them fall,

For good or bad I’ve known them all“

(letra de “True Believers”, da banda Boucing Souls)

“Cara, eu quero te conhecer! Primeiro porque você foi meu companheiro de pandemia, eu maratonei todos os Stock Pickers enquanto tinha que dirigir ida e volta de São Paulo pro Rio de Janeiro toda semana. Segundo porque quero te ajudar a colocar meu sócio no seu podcast: o Paulo Guedes”.

Foi assim que o Pedro Salles, fundador da Legend, entrou na minha vida no começo de 2023. O Paulo Guedes acabou que (ainda) não veio ao podcast, mas a amizade permaneceu. 

Conversávamos constantemente – de resenhas sobre algum episódio até trocas de experiências sobre a condução de nossos negócios. Amizade genuína mesmo.

E foi durante várias trocas de ideias que nasceu um jantar entre meus sócios, Pedro e Túlio (outro sócio da Legend) e que deu início ao que se transformou na parceria entre Market Makers e Legend que anunciamos semana passada para entregar a você a mesma inteligência que há por trás da gestão de grandes fortunas (se você não viu este anúncio, explicamos direitinho aqui – e, se você se encaixar no perfil, poderá reservar um horário para atendimento com os nossos especialistas).

Não sei como definir esta característica, mas se eu conheço alguém que o “santo bate” com o meu e há reciprocidade, vou fazer de tudo para mantê-la por perto sempre. A troca de aprendizados que absorvo com pessoas assim é impagável.

(Gosto de definir esta característica como um “true believer”, como diz a música que me inspirou).

Esse foi um movimento marcante na nossa história… mas não foi o único.

Na verdade, desde que eu me entendo por um “profissional assalariado”, grandes acontecimentos na minha vida surgiram destas conexões genuínas.

Nem todas as pessoas que entram em nossas vidas trarão algo positivo. E nem todas as pessoas que trazem algo positivo precisam ficar conosco pra sempre. A vida tem seus ciclos, alguns duram mais, outros menos. Há ciclos que desejaria que durasse pra sempre, mas essa é uma decisão que não cabe a nós.

Mas felizmente, a vida tem me agraciado com conexões que têm sido incríveis.

Josué entrou na minha vida depois de eu convidar o dono de um perfil anônimo super legal do Instagram (que era gerido por ele) para nos acompanhar na Expert 2019. Hoje, é meu sócio e CEO do Market Makers.

O Math me foi apresentado no meu 1º dia como analista da Rico Investimentos. Mal sabia que estava conhecendo meu futuro sócio e o mais dedicado e apaixonado analista de ações do Brasil, e que inclusive tem me deixado muito feliz financeiramente – basta ver o resultado do fundo do Market Makers.

O Lukinhas tinha como principal qualidade ser o articulador do meio de campo do Maderada FC, nosso time que jogava uns campeonatos amadores na zona sul de São Paulo. Hoje, é o head de conteúdos de podcasts da nossa empresa e principal responsável pelos nossos exuberantes resultados de audiência e crescimento.

Samuel Ponsoni me contou num almoço no Bar Espírito Santo que tinha pedido demissão e pensava em abrir sua própria consultoria. Após meses e meses de conversas, criamos um projeto em parceria: o podcast Second Level, que é transmitido às 18h das quartas-feiras no canal do Market Makers.

Me aproximei do Henrique Esteter quando ele passou a fazer parte do Stock Pickers após minha saída, no comecinho de 2022. Eu sempre o vi como um cara bem dedicado, que gosta muito de trabalhar e entregar algo com excelência. Nossa paixão pelo Palmeiras tornou nossos encontros mais frequentes e sempre havia uma troca muito boa de experiências como entrevistadores. Quando ele decidiu sair da XP, fazia todo sentido fazermos algo juntos – e aí nasceu o Risco Brasil, o podcast ao vivo que entrou na grade do Market Makers toda segunda-feira às 18h.

Por intermédio de um gestor, conheci os fundadores da Outfield. “Ninguém no Brasil sabe de negócios no futebol como eles”, disse esse amigo. Ao conhecer o Pedro e o Lucas, pude comprovar isso. A dor da Outfield: não saber como escoar todo esse conhecimento. Nasceu aí o Sports Market Makers, um podcast que cada vez mais tem se tornado pauta da mídia tradicional esportiva – Globo Esporte, ESPN e até o Tiago Leifert têm citado trechos do nosso programa em matérias e lives.

Aliás, essa conexão com a Outfield criou um novo talento na nossa empresa: Bruno Chatack, até então meu advogado na física e na jurídica, mergulhou de cabeça no mundo das finanças esportivas e hoje pode-se dizer que é um dos grandes “tradutores” deste conteúdo para os torcedores de balanço (como costumamos chamar os torcedores interessados nas finanças do time). Está tudo lá no twitter dele.

E o que falar da conexão mais importante da minha vida, com a minha esposa Fernanda, uma mulher que de tão desconectada da minha realidade do mercado financeiro consegue me dar os conselhos mais genuínos e “fora da caixa” que eu poderia ouvir.

Este é um texto para exaltar o momento de crescimento da “Market Makers Holding”, que já contempla 5 podcasts e uma parceria estratégica com a Legend. Mas também é uma forma de agradecimento a todas estas conexões que trouxeram muito mais do que aprendizados, mas também novos frutos para o nosso negócio.

A lição do texto: esteja aberto ao que a vida pode te trazer mas tenha sabedoria para eliminar o que não serve e reter o que te ajuda e te faz bem. E acredite nos seus instintos.

Compartilhe

Thiago Salomão
Por Thiago Salomão

Fundador do Market Makers, analista de investimentos CNPI-P, MBA em Mercados Financeiros na Fipecafi e na UBS/B3. Antes de fundar o MMakers, foi editor-chefe do InfoMoney, analista de ações na Rico Investimentos, co-fundou o podcast Stock Pickers e foi sócio da XP de 2015 a 2021

thiago.salomao@mmakers.com.br