Notícia
4min leitura
O CEO do Market Makers
Os resultados de 2024 do Market Makers explicam por que Josué é o nosso novo CEO

Era maio de 2019. Estava naquele inútil exercício de passar o feed do Instagram no celular quando de repente me deparo com um vídeo em uma página anônima onde eu sou o entrevistador e estou conversando com Florian Bartunek (a entrevista original havia sido feita em 2016).
Num primeiro momento, pensei: “que porra é essa? Alguém pegou um vídeo antigo meu e está usando para benefício próprio”. Chamei este anônimo para uma conversa. Tão logo ele começou a se justificar, eu logo tratei de dizer:
— Não quero que você apague o vídeo, ficou muito bom. Eu quero é que você faça isso com outras entrevistas minhas!
Foi assim que Josué Guedes entrou na minha vida.
O Josu começou como “o cara das redes sociais do Stock Pickers”, mas rapidamente tornou-se muito mais que isso. Seu jeito sério, centrado e focado tornou-se algo extremamente complementar ao meu estilo mais artesanal (eufemismo para anárquico e desorganizado) de produção.
Aprendo muito com ele. Quase que diariamente. Se com o Math eu tenho a conexão amorosa por sermos apaixonados pela mesma coisa, com o Josu eu aprendi a dar valor ao processo e a jogar pra ganhar sempre. É o tal do “ser 1% melhor a cada dia”.
Talento ganha jogo, mas pra ganhar o campeonato é preciso consistência. Com o Josu, nos tornamos campeões no que fazemos. Os resultados de 2024 do Market Makers falam por si só: a audiência no podcast cresceu 1.000% vs 2023. Tudo de forma orgânica e com quase o mesmo número de funcionários do ano anterior.
Costumamos repetir que “Market Makers não é só um podcast”, pois temos newsletters, o M3 Club, a carteira de ações e o fundo do Market Makers e a área de Wealth. Só que, mais do que uma prateleira de serviços, o Market Makers hoje tem “cara” de negócio, uma empresa de verdade. Com processos bem definidos, com pessoas guiadas por metas, com benchmarks bem claros e com sonhos tangíveis.
E tudo isso passa pela mente brilhante e pensante do nosso brasiliense que, antes de embarcar conosco nesta aventura, quase virou nutricionista, físico, historiador e engenheiro, teve seus dias de trader e empreendeu no ramo de alimentos (sério, a história do Josué é incrível. Ele não é de falar muito, mas um dia faremos ele contar).
Claro que este texto vai contar as pingas que tomamos mas não os capotes que levamos: duas pessoas com personalidades tão distintas nem sempre conviverão em harmonia. Mas essa fricção é fundamental para o amadurecimento de qualquer relacionamento.
Lembro que em uma conversa, ele me disse: “Saloma, eu sou o cara que monta o palco e faz tudo funcionar e você sobe pra dar o show”. Mas quem vive o Market Makers ou convive conosco sabe que não é só isso: o Josu é um daqueles caras que nasceu para liderar (e ele gosta disso, viu?), quase como um treinador que posiciona cada jogador no respectivo lugar, de acordo com a estratégia traçada.
Eu aprendi com o Josué a dar valor ao processo e repetir ao invés de querer inovar sempre. Usar a intuição é bom, mas depender dela o tempo todo é arriscado e cansativo. Hoje eu aprendi a jogar bem sempre, e não apenas quando “acordo inspirado”.
Aprendi a ser mais processual, a encontrar a excelência na repetição, a valorizar a arte de “copiar o que já funciona” ao invés de criar tudo do zero (“roube como um artista”, ele costuma repetir). Os resultados colhidos provam que isso funciona.
Em 2024, eu e o Josué fizemos um curso de “Gestão e Liderança” na G4 Educação. Gosto destas anotações do Josué porque, além de serem muito úteis, elas também ilustram o “jeito Josué” de ser:

Além de transformar a maneira de produzirmos podcasts, o Josu deu uma nova identidade ao M3 Club, após longas conversas e pesquisas com centenas de assinantes e espectadores do MMakers.
Conseguimos crescer absurdamente a nossa audiência de forma 100% orgânica e sem perder com isso a qualidade e relevância do nosso conteúdo. Deixando a modéstia de lado: em matéria de podcast, hoje ninguém faz o que fazemos no Brasil. Temos processo, temos ambição e temos paixão.
Dessa forma, eu poderei focar em dois grandes objetivos em 2025: participar mais ativamente da análise das ações da Carteira Market Makers, cujo trabalho é exemplarmente conduzido pelo meu sócio Matheus, e me dedicar a tornar nosso podcast cada vez melhor, subindo a régua de excelência do conteúdo.
Será muito fácil ter o foco nestes dois objetivos sabendo que a lojinha está em ótimas mãos.
Bem-vindo Josué, CEO do Market Makers.