
Em 1994, o então executivo de um fundo de hedge, Jeff Bezos, largou o emprego em Wall Street para apostar em uma ideia simples: vender livros pela internet. Não porque amava livros, mas porque era o produto ideal para surfar a nova onda da internet. Catálogo praticamente infinito, fácil de estocar, demanda previsível. Era o ponto de partida perfeito.
Mas Bezos nunca quis parar nos livros. Desde o início, a visão era clara: criar um lugar onde as pessoas comprassem qualquer coisa, da forma mais fácil possível.
Em outras palavras: vender mais, vender melhor, vender antes dos outros.
Depois dos livros vieram os CDs, depois eletrônicos, roupas, utensílios, e o resto é história.
(Enquanto você lia esses quatro parágrafos, Bezos recebeu uns 12 mil pedidos de compras no seu site. No Prime Day, seriam 50 mil).
Em 30 anos de história, mais de US$ 6 trilhões em faturamento acumulado e presença global em praticamente todos os setores do varejo, Bezos nunca perdeu o fio da meada.
A Amazon virou muita coisa ao longo do tempo, mas nunca deixou de ser, essencialmente, uma máquina de vender.
Bezos, para mim, é um completo outlier e o que ele criou entrou para a história. E, num exercício de aprender com quem fez história, acredito que uma de suas maiores lições para qualquer empreendedor é expandir sem perder o foco.
Porque é sempre o Dia 1.
Longe de qualquer paralelo, mas num exercício de reflexão, o Market Makers é, essencialmente, um lugar onde as pessoas aprendem sobre o mercado financeiro.
Existem muitos.
Mas queremos educar mais, educar melhor, educar antes dos outros.
Foi com esse espírito que começamos o Market Makers, com o tradicional episódio de quinta-feira às 18h. Para conseguir pegar o “pulso do mercado”, passamos a fazer episódios ao vivo toda terça, também às 18h.
Seguimos assim durante um bom tempo, mas, sem perder o fio da meada, começamos a entender melhor nossa audiência e criar pontos de contato que nos permitem conhecer melhor seus interesses.
Após alguns episódios de sucesso falando sobre bitcoin no Market Makers e com o aumento do interesse por cripto, entendemos que o tema precisava de um espaço próprio.
Foi assim que nasceu o Crypto Never Sleeps, nosso podcast dedicado exclusivamente ao mercado cripto, publicado todo sábado às 18h. Quem comanda são Valter Rebelo e Marcello Cestari, dois especialistas que respiram esse mercado todos os dias e trazem uma leitura séria, prática e atual desse setor que “nunca dorme”.
Apesar da diversificação para o mercado cripto, nossa paixão sempre será o mercado de ações (e seus “primos”). E, devido à ampliação do leque de convidados do Market Makers Podcast, começamos a sentir falta de um espaço para conversas mais atemporais com figuras do mercado. Aqueles papos que educam o investidor a pensar como um profissional de mercado.
Foi assim que nasceu o Second Level, uma parceria entre o Market Makers e Samuel Ponsoni, fundador e CEO da Outliers Advisory. Inspirado no conceito de “second-level thinking” de Howard Marks, o podcast vai ao ar toda quarta-feira com entrevistas densas, acessíveis e estruturantes. Ponsoni traz para as entrevistas investidores que fogem do consenso e pensam com profundidade, convicção e independência.
E isso é só o começo. Nas próximas semanas, teremos ainda mais novidades. Em breve, o Market Makers vai entregar conteúdo de segunda a segunda.
Essa expansão de programação acompanha também nosso crescimento comercial.
Nos últimos meses, nossa audiência disparou e fechamos parcerias com marcas como Mynt, Mais Mu, Binance, Supercoffe, Mercado Bitcoin, Onfly, Adapta, entre outras.
Cada novo programa nasce do nosso DNA educacional e cria oportunidades para empresas que querem se conectar com uma audiência qualificada, ocupando um espaço único de divulgação e construção de marca.
Se o Market Makers está ampliando formatos, frequência e alcance, é porque entendemos que, quando o conteúdo se expande, as conexões também se multiplicam. O que começou como um único podcast hoje é um conjunto de programas complementares, cobrindo do dia a dia do mercado a temas atemporais, de cripto a macroeconomia.
Essa diversidade forma o que chamamos de nossa “holding de conteúdo”, um ecossistema que conversa com diferentes perfis de investidores e profissionais, mas sempre com a mesma essência: educar.
Se vamos educar financeiramente todo o Brasil, só o tempo dirá, mas por aqui vocês podem sempre esperar evolução e melhorias, porque é sempre Dia 1.