Notícia
8min leitura
O fantástico Stanley Druckenmiller
Stanley Druckenmiller é um dos maiores investidores da história, sem nunca ter tido um ano negativo. Quando ele fala, eu paro para ouvir.
Existem dois traders que quando falam eu paro pra ouvir: Paul Tudor Jones e Stanley Druckenmiller. O primeiro deu uma entrevista recente abrindo sua carteira que eu comentei aqui, enquanto o segundo foi entrevistado semana passada por Nicolai Tangen, CEO do Norges Bank Investment Management, conhecido como o maior fundo soberano do mundo. Nela, Druckenmiller não só compartilhou algumas posições da sua carteira, como comentou sobre as recentes porradas que deu em Nvidia e Novo Nordisk – a farmacêutica que desenvolveu o Ozempic. Quando ele para pra falar, eu paro para ouvir e o resultado é essa transcrição que fiz dos principais tópicos abordados na conversa:
Antes de mais nada, um breve resumo sobre Stanley Druckenmiller: ele nunca teve um ano no campo negativo! Após abrir, em 1986, sua própria gestora, a Duquesne Capital Management, e entregar 30% de retorno ao ano desde a fundação – chegando a administrar 12 bilhões de dólares – Druckenmiller converteu o fundo e a gestora em seu family office em 2010 e hoje administra seu próprio dinheiro na Duquesne Family Office.
Preocupação com inflação (Paul Tudor Jones também estava)
Não estamos vendo informações “bottom-up” indicando que um problema econômico está por vir nos próximos 3 a 6 meses. Eu também diria que sou mais um “animal de mercado” do que um economista e por isso olho para as condições financeiras. Ironicamente, elas se apertaram consideravelmente nas últimas quatro ou cinco semanas desde que o Fed cortou [os juros].
Eu diria que estou obcecado para saber se estamos nos anos 70 desde 2021 quando a inflação começou a aparecer. Eu diria que, há dois anos, eu estava muito confiante de que a inflação iria cair, e estava certo sobre isso, mas estava preocupado com a economia – o que se mostrou completamente errado. Mais recentemente, mudei para estar mais preocupado com a inflação no futuro do que com a própria economia.
Estou preocupado que o Fed tenha declarado vitória cedo demais. Não tenho a mesma convicção que tinha em 2021 de que a inflação iria subir, mas também não tenho a convicção de que eles conseguiram vencer a batalha. E cortar 50 pontos-base com spreads de crédito apertados, ouro em alta, ações subindo, ou seja, nenhum sinal de fraqueza material na economia, me deixa nervoso de que essa “coisa” possa subir novamente
O Fed está errando
Acho que ele [Jerome Powell, presidente do Fed] está obcecado com o “pouso suave” e com seu legado, tendo cometido o erro que cometeu em 2021 ao mesmo tempo em que está sendo encorajado por outros economistas na imprensa. Para mim, o trabalho do Fed é evitar os grandes erros, como os anos 70, a grande crise financeira e a inflação que acabamos de ter. Toda essa sintonia fina e preocupação com um pouso suave não é o trabalho do Fed. O trabalho dele é maximizar o emprego no longo prazo e não nos próximos três ou quatro meses. Gostaria de lembrar a todos que a razão pela qual estamos pousando é porque eles deixaram a inflação ir de 2 para 9%.
Esse Fed tem mostrado repetidamente que pensa que, se mudar de ideia, está perdendo credibilidade. Eu erro o tempo todo. Acredito que meu histórico se deve, principalmente, ao fato de que, quando estou errado, mudo de ideia, e não porque estou sempre certo. Certamente não estou. O ‘forward guidance’ parece amarrá-los e eliminar a flexibilidade que precisam.
O tamanho da dívida orçamentária americana e a necessidade de ter que subir juros
Como americano, é algo com o qual estou realmente preocupado, porque a dívida/PIB não pode subir para sempre. E, para mim, temos um ajuste de contas, mas não sei dizer quando isso vai acontecer. Direi que, por sermos a moeda de reserva, temos sido autorizados a nos comportar de maneiras que, por exemplo, os britânicos não poderiam. Existe um termo novo que tenho usado – estamos sendo “trustificados” [por conta do episódio envolvendo a ex-primeira-ministra do Reino Unido]. Não sofremos o mesmo impacto que o Reino Unido porque somos a moeda de reserva, mas se olharmos para tudo o que estamos fazendo é até mais radical do que os britânicos fizeram. É igual àquele velho ditado: como você vai à falência? Lentamente e depois de repente. Ter déficits com pleno emprego, basicamente a 7% do PIB, é uma receita que não pode durar para sempre. Uma das razões pelas quais ainda não pagamos por isso é que, com o Covid, o setor privado todo, 80% dos indivíduos refinanciaram suas hipotecas, então a taxa média de hipoteca ainda está abaixo de 4%, mesmo que, na margem, tenha chegado a 8%. As corporações alongaram suas dívidas. Essas coisas vão vencer em 25 e 26. Se tivermos um problema, provavelmente será mais para o final de 25, início de 26, mas simplesmente não dá para saber.
Nicolai: Se as taxas de juros começarem a subir, até onde podem ir?
Stanley: O título de 10 anos está em torno de 4,5%. Pode ir até o PIB nominal. Digamos que a inflação vá para 4,5% e o crescimento real seja de 2,5 ou 3%; o título de 10 anos poderia ir para 6% ou 7%. Acho que poderíamos chegar lá.
Como Druckenmiller está posicionado para um juro que pode subir?
Estou 25% short nos títulos de 10 anos americanos. Vendi literalmente no dia em que o Fed cortou. Tem sido um trade fácil desde então. Eu deveria ter sido muito maior. Agora que eles se movimentaram tanto, estou um pouco preocupado se estou sendo grande demais, mas sim, essa é a forma como estou posicionado. Se eu achasse que o que estamos discutindo está acontecendo – e ainda não vejo sinais disso, apenas estou aberto a essa possibilidade – eu seria muito maior.
A história sobre como ele pegou Nvidia chega a ser engraçada de tão simples
Eu tenho jovens analistas realmente bons aqui. Começamos a notar há cerca de três ou quatro anos que os estudantes de engenharia de Stanford e MIT estavam migrando da criptomoeda para inteligência artificial [IA]. Esse foi o primeiro sinal. Depois, eles começaram a falar mais e mais sobre IA. Perguntei-lhes como investir nisso, e eles mencionaram uma empresa chamada Nvidia, que eu achava que era uma empresa de games. Comprei uma boa quantidade, e, cerca de um mês depois, surgiu o ChatGPT. Foi pura sorte. Eu não tinha ideia do ChatGPT, mas o clima da IA aqui estava forte o suficiente, e a ação estava caindo, acho que de 400 para 150 ou algo assim. Foi assim que comecei com isso.
A história sobre como ele pegou Novo Nordisk (a fabricante de Ozempic) é ainda mais fascinante
Isso foi fácil. Não sei como é na Noruega, mas nos Estados Unidos, se você for à Disney World… tudo é gigantesco. E, se você conhece a mentalidade americana, sabe que os americanos encontram um jeito de perder peso sem precisar fazer nada. Eu sabia que o medicamento funcionava desde cedo, porque tínhamos contato com a empresa. E, quando soube que, se a pessoa parasse de tomar o remédio, ganharia o peso de volta, entendi que era como um modelo de “lâmina e barbeador”, porque teriam que continuar tomando o remédio.
O jeito Druckenmiller de ser… ‘I’m not the buffett who buys for 20 years’
Comprei Nvidia na hora certa, mas vendi a 800 ou 900, bem quando a festa estava começando de verdade, e vendi minha posição em Lilly (Eli Lilly) nos 700 altos, embora tenha tido um bom lucro. Procuro grandes tendências, não sou o tipo de pessoa que segura um investimento por 20 anos; busco coisas de dois a quatro anos, e ambos se enquadram nessa categoria.
Nicolai: Agora, quando nos encontramos pela última vez, você mencionou o conceito de “comprar primeiro, analisar depois”. Fale-me sobre isso.
Stanley: Soros costumava chamar isso de “investir e depois investigar”. Acho que acabei de dar um exemplo clássico. Eu não sabia muito sobre a Nvidia. Apenas sabia que a IA estava em alta e tive algumas pessoas aqui me dizendo como investir nisso. Então, compramos Nvidia e estávamos no processo de fazer um trabalho muito mais detalhado, e então o ChatGPT aconteceu. Sempre acreditei que os mercados são inteligentes, rápidos e estão ficando muito mais assim com toda a comunicação e tecnologia que temos hoje. Se eu ouvir um conceito e gostar, se eu esperar dois ou três meses para analisá-lo, posso perder uma grande parte do movimento e, psicologicamente, fico paralisado. É difícil comprar uma ação que foi de 100 pra 160, ainda que vá para 400. Por isso, compramos uma posição significativa, mas não gigante, para depois fazermos o trabalho completo. Percebi que é muito importante nunca investir no presente, mas sempre tentar imaginar a situação como será em 18 a 24 meses, e ver se você acha que as coisas estarão diferentes. Isso é provavelmente o maior erro que os investidores cometem: investem no presente em vez de olhar para frente.
Druckenmiller e a sua competitividade
Eu competo contra o que chamaria de conjunto de oportunidades. Se houver um ótimo conjunto de oportunidades naquele ano e eu perder, fico desapontado comigo mesmo. Por exemplo, se eu estiver com um retorno de 20%, mas acho que deveria estar com 50%, fico desapontado comigo mesmo. Se o conjunto de oportunidades era basicamente para estar com 10% ou 15% e estou com 20%, fico muito feliz. Quero dizer, o bom de ser um investidor é que sempre há uma boa razão para se bater na cabeça, certo?
Humano + IA = o melhor investidor do mundo
Acho que podem funcionar como um co-piloto e a combinação pode superar qualquer coisa que um mero humano possa fazer. Tenho sorte de conhecer Gary Kasparov há muito tempo. Sou cofundador da Kasparov Chess Foundation por nenhum bom motivo; eu mal consigo jogar xadrez, minha filha de 9 anos já me vencia, e foi assim que comecei com Gary. Mas ele foi provavelmente um dos primeiros caras a usar máquinas para treinar e trabalhar com elas. Posso ver a mesma coisa acontecendo com a gestão de dinheiro. Então, não acho que as máquinas puras vão ganhar dinheiro, porque elas têm um processo disciplinado e há matemática envolvida. Mas acho que, se você encontrar um investidor intuitivo que esteja usando IA e outras coisas para se complementar, esse provavelmente seria o melhor investidor do mundo, e não uma máquina.
A entrevista completa está aqui