As varejistas, sobretudo do setor de vestuário, passam por um momento delicado na Bolsa brasileira. Neste ano, Renner cai 35%, Soma perde 39% do valor de mercado, Marisa desvaloriza cerca de 65% desde o começo de 2023 e Guararapes cai 21%. A exceção é a C&A, que multiplicou quase uma vez e meia na bolsa desde janeiro.
Essa desvalorização é fruto de uma demanda fraca dos consumidores, de desconfianças com a reforma tributária e também com a competição com as chinesas, como Shein, Ali Express e Shopee.
A terceira parte do problema pode piorar ainda no curto prazo com a implantação do Remessa Conforme, da Receita Federal, criado para fazer valer os impostos de importação sobre mercadorias encomendadas nessas lojas. O programa prevê isenção de imposto de importação para compras até US$ 50 nas lojas participantes, que terão de cobrar os tributos de forma antecipada. Para as compras acima do valor, o tributo é de 60%.
Só terão os benefícios do programa sites que informarem ao comprador que a mercadoria será importada e está sujeita à tributação, discriminando os impostos na hora da compra.
No episódio do Market Makers publicado ontem, nossos dois convidados falaram sobre o assunto. André Lion, gestor da Ibiuna que já esteve short nas ações da Renner no passado, explicou no programa que o funcionamento do mercado do varejo hoje é outro devido à competição das importações diretas e ao programa da Receita.
“A dinâmica do setor e a competição mudaram, e com essa decisão do Remessa Conforme de oficializar o processo de importação, a competição interna deve aumentar ainda mais, pois Amazon e Shein vão querer investir mais aqui”, diz Lion.
Aline Cardoso, chefe de research do Santander, tem uma opinião semelhante. “O Remessa Conforme vai ser um game changer no setor de varejo como um todo. Fizemos um evento há algumas semanas com uma das empresas que recebeu homologação da Receita Federal para fazer essa importação com Shein e Aliexpress. Com o Remessa Conforme, o tempo de transporte da China para o Brasil pode mudar de 50 dias para 5 dias. A competição estrutural vai aumentar, e muito.
Pela opinião dos nossos convidados, parece justo imaginar que um furacão está se aproximando deste setor no Brasil. Mas qual será sua intensidade?
“Grande parte disso está refletida nos preços, mas precisamos entender qual a intensidade dessa competição e os efeitos na Renner, por exemplo, até porque ela importa parte da produção. Como ela vai fazer agora?”, questiona Lion.
“As empresas estão correndo para fazer importação também, se conectando com vendedores asiáticos e desfrutar das mesmas vantagens competitivas que os asiáticos vão ter, mas demora para se criar essa rede. O Mercado Livre já tem e importa muita coisa da Ásia, os outros ainda não têm e devem correr atrás disso”, completa Cardoso.