No episódio 231 do Market Makers, Thiago Salomão recebe Camilo Marcantonio, CIO e fundador da Charles River, a gestora de ações que alcançou a marca impressionante de 1000% de rentabilidade em 14 anos, quase 10 vezes o desempenho do Ibovespa no mesmo período (multiplicando o patrimônio em 12x).
Camilo abre o jogo e revela a filosofia de investimentos que o coloca consistentemente entre os melhores do Brasil. Ele explica em detalhes seu processo metódico e “bottom-up”: como ele calcula o valor conservador de uma empresa e exige uma alta margem de segurança antes de comprar uma ação, o que o protege de “ciladas” e valuations esticados.
Camilo também revela como está o posicionamento atual da sua carteira, com 97% do capital alocado em ações, e detalha as principais teses de investimento que sustentam esse otimismo. Entre as ações discutidas, ele aprofunda a sua visão sobre:
- Tupy (TUPY3): Por que ele continua investindo na empresa mesmo após a polêmica de governança e como a queda no preço da ação abriu uma oportunidade ainda maior.
- Brasil Agro (AGRO3) e SLC Agrícola (SLCE3): A diferença estratégica entre os dois gigantes do agronegócio e por que ter ambos na carteira faz sentido. –
- Ternium (TXSA34): Sua principal tese internacional, uma siderúrgica listada em Nova York com operações no México, que se beneficia do movimento de “nearshoring” e de uma dinâmica global favorável para o aço.
Camilo também relembra os erros que mais o ensinaram, como os investimentos em Saraiva e Fertilizantes Heringer, e conta os bastidores da sua luta como acionista minoritário em casos emblemáticos como Unipar e, mais recentemente, Tupy.