Podcast
01h 34min
Americanas, Light e um calote mexicano: por que gestores de crédito adoram problemas
Descubra os desafios e as oportunidades que existem no mercado de título de dívida
Juros altos no mundo todo, resgates em massa de fundos de ações e multimercados: o investidor vem sendo premiado por não ser sofisticado e ficar no conforto da renda fixa. Mas seria a renda fixa um ambiente tão tranquilo assim?
No episódio de hoje, conversamos com um gestor de crédito para entender como funciona o mercado de crédito.
Eduardo Alhadeff, co-CIO da estratégia de Crédito da Ibiuna, trabalha analisando dívida e crédito há muito tempo e morou em Londres por 8 anos fazendo gestão de fundos globais de dívida corporativa no JP Morgan.
Durante a conversa, ficou claro por que o gestor de crédito precisa gostar muito de estudar e analisar problemas para encontrar oportunidades e que esse pessoal enfrenta, em alguns casos, muito mais emoção do que os gestores de ações.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESTE EPISÓDIO
- Como funciona um fundo de crédito;
- Quando investir na dívida ao invés da ação;
- RV x RF: Diferenças e semelhanças;
- Por que a renda fixa não é tão fixa;
- Quando uma empresa ruim é um bom investimento (e quando é uma cilada);
- Como funciona o trade dos ativos de crédito;
- Americanas, Light e outros casos espinhosos;
CONVIDADOS
Eduardo Alhadeff: Formado em Administração de Empresas pela FGV e MBA executivo em finanças pelo Ibmec/Insper, Alhadeff começou a trabalhar no mercado em 2002 como trader de juros na tesouraria do Banco J.P. Morgan. Após passagens pela BRZ Investimentos, entrou para a J.P. Morgan Asset Management e entre 2012 a 2020 exerceu a função de Senior Portfolio Manager em Londres, onde era responsável pelos Fundos de Dívida Corporativa de mercados emergentes globais, tendo mais de US$ 10 bilhões sob gestão. Em 2020, entrou na Ibiuna Investimentos e hoje é co-CIO e gestor da estratégia de crédito da casa.
LIVROS RECOMENDADOS
Liar´s Poker (Michael Lewis)
Born to Run (Christopher McDougall)
Desrecomendação: As Valkírias (Paulo Coelho)