Podcast

01h 35min

icon-video-play

Diagnóstico econômico do Brasil

A visão do aluno de Chicago que comandou a Petrobrás

Por Market Makers

17 Nov 2025 14h12 - atualizado em 26 Nov 2025 02h22

Inscreva-se

No episódio #285 do Market Makers, recebemos Roberto Castello Branco, ex-presidente da Petrobras e uma das vozes mais influentes e polêmicas da economia brasileira. Com uma trajetória que passa pelo Banco Central, Vale e um pós-doutorado em Chicago, ele não foge de nenhum assunto.

Castello Branco detalha por que a produtividade do Brasil não avança, criticando o protecionismo, a péssima qualidade da educação e o que ele chama de mentalidade “anti-inovação” do país. Ele mergulha fundo no debate das estatais, revelando os bastidores de sua gestão na Petrobras: ele conta como encontrou uma máquina de desperdício (com 6 carros para a presidência e até “cabineiros” de elevador) e por que defende que sua “missão” de privatizar a Petrobras é a única saída.

Além disso, ele analisa o “erro de origem” na privatização da Vale, critica a Zona Franca de Manaus (chamando-a de “pornográfica”) e explica por que acredita que o Brasil está criando uma “sociedade de dependentes” com 100 milhões de pessoas recebendo auxílios do governo. Um papo direto, sem filtros, sobre os verdadeiros problemas e as soluções que o Brasil se recusa a encarar.

Compartilhe