Podcast

38 min

Como descobrir uma fraude, segundo o jornalista que derrubou a Wirecard

Os bastidores da investigação que derrubou um império fraudulento de US$ 30 bilhões

Por Josué Guedes

18 nov 2022 10h27 - atualizado em 05 dez 2022 01h00

Inscreva-se

Imagine que, após uma longa investigação, você descobre uma fraude na bolsa e revela para o mundo. Agora, imagina que entre sua revelação e a fraude ser consumada, passaram-se longos 5 anos. E durante todo esse tempo, você sofre com ameaças e emboscadas da empresa fraudulenta, que resultaram em investigações das autoridades e até uma aposta de US$ 1 bilhão contra sua tese, feita por um dos maiores fundos do mundo.

Essa é a história de Dan McCrum, jornalista do Financial Times que sofreu por muito tempo até conseguir revelar a fraude da Wirecard, uma empresa de meios de pagamento que tornou-se a maior companhia da bolsa alemã (por motivos escusos, que foram revelados por Dan).

Direto de Londres, ele aceitou o convite do Market Makers para contar os bastidores desta história que virou um livro e um documentário na Netflix: o escândalo da Wirecard.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESSE EPISÓDIO

  • Como Dan McCrum iniciou a investigação da Wirecard
  • Como a Wirecard conseguiu esconder a fraude por tanto tempo
  • A importância dos short sellers
  • Como não ser enganado pelos anti-short sellers
  • Quais os principais indícios de fraude em uma empresa
  • O que ainda não foi desvendado sobre a Wirecard

CONVIDADOS

Dan McCrum: Jornalista investigativo premiado, McCrum, ao longo de sua carreira de 13 anos no Financial Times, esteve envolvido em investigações que ajudaram a expor problemas contábeis e fraudes em várias empresas listadas, mais recentemente a Wirecard. Com experiência acumulada na cobertura de mercados e no departamento de equities do Citigroup, McCrum expôs através de seu trabalho a fraude multibilionária da Wirecard, a maior queridinha do setor de tecnologia da Europa, descobrindo contas bancárias falsas, escritórios falsos e possivelmente até mesmo uma morte falsa. Suas reportagens sobre o Wirecard foram reconhecidas com diversos prêmios e ajudaram a desmontar a uma das maiores fraudes do século.

LIVROS RECOMENDADOS

Episódio sem recomendação do entrevistado. Mas não poderíamos deixar de recomendar a leitura do livro que inspirou esse episódio escrito pelo próprio Dan McCrum sobre a Wirecard: Money Men: A Hot Startup, A Billion Dollar Fraud, A Fight for the Truth.

Compartilhe

Por Josué Guedes

josue.guedes@mmakers.com.br