Podcast

01h 58min

icon-video-play

O plano da esquerda

Um dos maiores articuladores políticos do país fala sobre as próximas eleições

Por Market Makers

12 Sep 2025 12h26 - atualizado em 15 Sep 2025 01h54

Inscreva-se

Se Lula é considerado a alma e o rosto do partido, o convidado do episódio 257 do Market Makers foi por muito tempo o cérebro e o arquiteto.

Coube a ele profissionalizar a máquina partidária, estruturar campanhas e construir as alianças que viabilizaram a chegada de Lula ao poder em 2002.

José Dirceu foi ministro da Casa Civil no 1º governo Lula (2003–2005), onde acumulou enorme poder e ganhou a imagem de grande articulador político do Planalto. Era tido como provável sucessor de Lula na presidência do país.

Porém, em 2005, Dirceu foi o principal nome atingido pelo escândalo do mensalão, o que levou à cassação do mandato de deputado e à saída do governo.

Em 2016, Dirceu foi condenado a 23 anos e três meses de prisão na Operação Lava-Jato. A pena acabou anulada pelo ministro do STF, Gilmar Mendes. 

Ainda sim, somando todas as condenações, Dirceu passou quase quatro anos na prisão.

Para o público do Market Makers, majoritariamente ligado ao mercado financeiro e às ideias liberais, Dirceu representa um contraponto evidente. E justamente por isso que essa conversa tende a ser rica. 

O que esperar para 2026?

Falaremos do que esperar para o Brasil a partir de 2026 mas agora ouvindo a visão ”do outro lado”, apresentada por uma das principais mentes pensantes da esquerda e que ajudou a construir o plano de poder do PT no Brasil. 

Discordarmos de boa parte de suas ideias e isso não significa que não reconhecemos o sucesso dos planos do nosso convidado, tampouco sua inteligência política e visão estratégica.

Além do mais, é na divergência de opiniões que acreditamos que nossos argumentos mais se fortalecem.

Compartilhe