É possível ser do PT, defender o mercado financeiro e ter responsabilidade fiscal?
No Market Makers de hoje, Thiago Salomão recebe Rafael Fonteles, Governador do Piauí e talvez o político com o currículo mais “Faria Lima” do Brasil: mestre em economia matemática pelo IMPA, medalhista internacional de ciências e ex-assessor de investimentos da XP.
Neste papo, Fonteles, que é filiado ao Partido dos Trabalhadores, encara o mercado e explica como trocou a carreira de empreendedor pela gestão pública. Ele defende sua tese principal: o equilíbrio fiscal não é uma “bandeira da direita”, mas sim uma “premissa” essencial para executar o verdadeiro objetivo da esquerda, a redução da desigualdade social.
Ele apresenta o Piauí como “o melhor lugar do mundo para investir”, detalhando a revolução silenciosa que está acontecendo no estado. Fonteles revela que o Piauí tem um excedente de 6 GW de energia (99,7% limpa), pronta para atrair a industrialização verde, como usinas de hidrogênio e data centers.
Além disso, o governador explica a transformação na educação pública (com IA e robótica obrigatórias) e na segurança (com um sistema que já recupera mais celulares do que são roubados).
Na pauta nacional, Fonteles analisa o governo Lula 3, defende o Ministro Fernando Haddad, afirma que o arcabouço fiscal “está sendo cumprido” e aponta os “super salários” e “incentivos fiscais” como os verdadeiros problemas fiscais do Brasil.