Podcast
01h 13min
Essa entrevista do Market Makers saiu até no jornal!
Ratinho Jr; governador do Paraná, fala sobre sua visão política para 2026
No episódio de hoje do Market Makers, recebemos Ratinho Jr, governador do Paraná.
Ele apresenta sua visão sobre o futuro da direita no Brasil, defendendo que a estratégia para a próxima eleição presidencial talvez não seja a união em um único nome no primeiro turno, mas sim a pulverização de candidaturas para fortalecer o debate e convergir apenas em uma eventual segunda fase.
Ratinho Jr. afirma que o Brasil está sendo “segurado” por uma safra de bons governadores e que a população não aguenta mais a briga ideológica que não resolve problemas práticos. Direto do estado que comanda, ele detalha o “choque de gestão” que fez o Paraná saltar de um PIB de R$ 440 bilhões para uma projeção de mais de R$ 800 bilhões ao final de seu mandato.
A estratégia, segundo ele, é transformar o Paraná no “supermercado do mundo”, industrializando a produção do agronegócio para agregar valor e gerar mais empregos e renda, em vez de apenas exportar commodities. Ele revela como cortou gastos simbólicos, como a aposentadoria de ex-governadores, e realizou privatizações e concessões estratégicas, tornando o estado um polo de atração de investimentos.
Na pauta nacional, Ratinho Jr. é enfático ao dizer que o Brasil precisa de leis mais duras e defende que os estados possam legislar sobre a área criminal para combater a violência de forma mais eficaz.
Ele critica a falta de uma política de fronteiras e aponta a desdolarização como um “erro estratégico” do Brasil. Ao final, ele deixa uma mensagem forte: a geração que hoje governa o país, da década de 50, já fez sua parte e é hora de uma nova geração, com uma nova visão de mundo, assumir a responsabilidade de modernizar o Brasil.
Momentos da entrevista já renderam até matéria de jornal

Trechos da conversa do Market Makers com o governador paranaense já repercutem no país. No jornal O Globo, o colunista Lauro Jardim destacou o posicionamento do governador em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro.