Ano novo, velhas ideias. Esse foi o tom da conversa do 1º episódio do Market Makers de 2023. Os sinais do novo governo deixam claro que a Nova Matriz Econômica vai ser testada de novo (e já sabemos como foi na primeira tentativa…).
Junte isso com os pedidos de “antirreformas” e a ausência de nomes técnicos de qualidade na pasta econômica e temos um futuro bem nebuloso para o País.
Porém, se internamente a perspectiva não anima, o exterior pode, mais uma vez, ser a tábua de salvação: a reabertura econômica da China pode ser o grande tema de investimentos de 2023 e o Brasil seria um grande beneficiado.
No episódio #27, juntamos a acidez analítica do economista Alexandre Schwartsman com a excelência em gestão do Paolo Di Sora (CIO da RPS Capital) para projetarmos o que esperar deste 2023 que já começou bastante tumultuado.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESTE EPISÓDIO
- Brasil: quais os erros do passado que estamos fadados a cometer de novo;
- Como a China pode salvar a economia brasileira;
- O mercado é consequência e não a causa dos problemas;
- Paulo Guedes: herói ou fracasso? Ponto de divergência dos convidados;
- O “risco Roberto Campos Neto”;
- O que comprar na bolsa em tempos de Brasil trágico;
- Estatais: por que não vale a pena correr o risco;
- Por que a Faria Lima ainda tenta acreditar num Lula pragmático.
CONVIDADOS
Paolo Di Sora: Sócio fundador e Chief Investiment Officer (CIO) da RPS Capital, Paolo Di Sora, graduado em engenharia civil pela Escola de Engenharia de Mauá, atua no mercado há décadas e acumula em sua carreira passagens por instituições consolidadas como o Itaú BBA Corretora e fundo M.Safra&Co.
Alexandre Schwartsman: Ex-diretor de assuntos internacionais do Banco Central e ex-economista-chefe dos bancos ABN Amro e Santander, Schwartsman formou-se em administração pela Fundação Getulio Vargas, fez mestrado em economia na Universidade de São Paulo e doutorado em economia na Universidade da Califórnia em Berkeley. Atualmente comanda a consultoria econômica Schwartsman & Associados
LIVROS RECOMENDADOS
Paolo Di Sora
Free Market: The History of an Idea (Jacob Saul)
Alexandre Schwartsman
Por que as Nações Fracassam: As Origens do Poder, da Prosperidade e da Pobreza (Daron Acemoglu e James A. Robinson)
Os amnésicos (Géraldine Schwarz)
Desrecomendação: “Qualquer livro que o André Lara Resende tenha escrito nos últimos anos”