O episódio que você ouvirá hoje marca uma nova fase do Market Makers.
Estamos inaugurando um novo formato de programa. Demos vida a um sonho antigo que tínhamos de entender os mínimos detalhes dos maiores casos de sucesso (e de fracasso) das empresas do nosso mercado.
A cada episódio deste novo programa, cujo nome ainda não está definido (aceitamos sugestões!), vamos decifrar o segredo destas empresas e, para isso, sempre traremos um convidado escolhido a dedo que vai nos ajudar neste trabalho.
No episódio de estreia, vamos destrinchar o Mercado Livre. A empresa nasceu em 1999 como um site de leilões (ouvir como isso era na época beira a loucura) e hoje é um verdadeiro colosso que atua em vários setores. Ela já disruptou o varejo, o setor financeiro e pode abocanhar um mercado dominado hoje pelo Google: o de anunciantes.
Chamamos uma dupla de detetives para o primeiro episódio: Marcello Silva e Rodrigo Nasser, ambos fundadores da Aster Capital. Silva é um analista de longa história no mercado e entende muito do setor; já o Nasser fez boa parte da sua carreira no mundo digital – já foi CTO da Netshoes, CEO da Totvs no México, entre outros cargos.
Neste episódio, você não só vai entender como foi a transição da “MELI” de site de leilões para maior referência de e-commerce e meios de pagamentos, mas quais são as opcionalidades e riscos que envolvem o futuro da companhia, que atualmente vale em bolsa 10 vezes o “market cap” de Magalu e Via juntas.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESTE EPISÓDIO
- A origem do Mercado Livre e a democratização do acesso ao comércio e à finanças na América Latina
- As dificuldades iniciais para colocar o negócio de pé
- O processo de iteração na construção da companhia
- Os 3 pilares da estratégia de tecnologia do Meli
- Como funcionavam os sites de leilão na década de 90
- Como os fundadores se conheceram e por que resolveram criar o Mercado Livre
- Quais as fontes de receita do Mercado Livre
- A origem do Mercado Pago e do Mercado Envios
- A evolução do e-commerce no Brasil e o posicionamento do Meli
- Como funciona o modelo de plataforma do Meli
- Caso americanas e movimento de consolidação: quem vai ficar absorver a maior fatia do mercado
- Receitas: origem do resultado financeiro
- Por que o Mercado Ads pode ser o futuro do Mercado Livre
- Quais os principais riscos do modelo de negócio do Mercado Livre
CONVIDADOS
Marcello Silva: Graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e Economia pela FEA, Marcello Silva trabalhou na Constellation Asset Management de 2006 a 2021. Deixou a gestora para fundar a Aster Capital.
Rodrigo Nasser: Ex-RI e CEO da Totvs no México, ex-chefe de tecnologia na Netshoes, Rodrigo Nasser é graduado em Administração pela PUC-SP e conselheiro de inovação do e-commerce Brasil e mentor Endevor. Em 2021 fundou a Aster Capital onde exerce a função de analista e gestor.
LIVROS RECOMENDADOS
Episódio sem recomendações.