Podcast

02h 18min

icon-video-play

Não existe salvador da pátria

A difícil conversa que o brasileiro precisa ter para um país melhor

Por Market Makers

10 Nov 2025 12h13 - atualizado em 10 Nov 2025 12h13

Inscreva-se

O Brasil está fadado ao fracasso fiscal ou ainda existe um “jeito capixaba” de salvar a pátria?

No episódio 282 do Market Makers, Thiago Salomão e Mateus Spiess recebem Paulo Hartung, o ex-governador que entrou para a história ao assumir o Espírito Santo em 2003 em estado de falência — com salários atrasados, crime organizado infiltrado no poder e manchetes negativas em todo o país.

Paulo Hartung revela a estratégia que usou para transformar o caos em um estado com nota máxima no Tesouro Nacional. Ele explica como enfrentou privilégios, reformou a previdência e cortou gastos supérfluos, mesmo em um cenário de crise.

O segredo, segundo ele, não é um “salvador da pátria”, mas sim fazer a sociedade civil “descruzar os braços” e se envolver. Neste papo, Hartung analisa o atual cenário político e econômico do Brasil, critica a narrativa populista do “gasto é vida” e avalia o governo Lula 3, afirmando que o presidente já não possui o mesmo entorno e “perdeu densidade”.

Ele também aborda a grave crise da segurança pública, comparando a situação do Rio de Janeiro com o que fez no ES, e aponta quais são os nomes da nova geração de líderes (como Tarcísio, Eduardo Leite e Haddad) que podem oxigenar Brasília em 2026.

Compartilhe