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O que você não sabe sobre o sucesso do Inter
Como o Banco Inter conseguiu superar a marca dos 100 bilhões em ativos sob custódia? | Patrocinado pelo Banco Inter #MMakersBrands
A combinação de crescimento com rentabilidade do Inter é notável: o banco registrou lucro de R$ 223 milhões no segundo trimestre de 2024 — 3,5x mais que no mesmo período do ano passado. Além disso, a instituição mineira chegou aos R$ 105 bilhões em ativos sob custódia (AuC).
Mas muito além do retorno, destaca-se o crescimento exponencial do negócio na última década.
É diante desses números que Thiago Salomão conversou com Alexandre Riccio, CEO do Inter (INBR32) no Brasil.
No banco há 11 anos, o executivo explicou como a performance do Inter se entrelaça com o serviço oferecido, que caminha para uma “hiperpersonalização”, em que cada cliente tem um tratamento próprio na experiência digital.
Só para você ter uma ideia, o banco sediado em Belo Horizonte tinha pouco mais de 7 mil clientes em 2014. Naquela época, lançou o plano de digitalização do Inter, que previa a abertura de 100 mil contas até 2020, um crescimento da base em 14x.
O plano ambicioso, no entanto, foi muito além quando posto em prática: até 2018, o aumento foi de 140x, chegando a 1 milhão de contas abertas em apenas quatro anos.
“Em 2020, estávamos abrindo 100 mil contas por semana. O fato é: num negócio de alto crescimento, você captura muita oportunidade que é difícil de medir. Então é difícil falar onde estaremos nos próximos 5 anos. Mas o que é relativamente fácil de falar – e onde estamos muito focados – é o horizonte até 2027: chegar nos 60 milhões de clientes, 30% de índice de eficiência e 30% de ROI”, afirma Alexandre Riccio.
“O Inter está num caminho muito bom de execução desde o lançamento do plano, em janeiro de 2023. Estamos em linha com o número de clientes e estamos à frente no índice de eficiência e passamos do ROI de 10% [pela primeira vez]. De novo, melhoramos muito mais do que imaginávamos que seria possível no curto prazo”, completa.
3 frentes de destaque na construção do futuro
Para atingir a ambiciosa meta, Riccio aposta em diversas verticais de negócio do Inter, com destaque para três:
1. Hiper personalização: nas palavras do CEO, essa é uma agenda prioritária para colocar o negócio como uma das principais instituições do país em 5 anos.
“Tem um caso que ilustra bem o que quero para nosso cliente. Estávamos numa reunião com 7 investidores. Começamos a falar de hiperpersonalização e todos logaram no app do Inter. Ao abri-lo, cada um tinha um aplicativo diferente, dentro de suas características próprias como clientes. Vamos levar isso para o extremo e escalar”, recorda.
2. Pequenas e médias empresas: o CEO do Inter também apontou que há um projeto de “grande expansão” na frente de Pessoas Jurídicas (PJ). Em maio deste ano, o banco comprou 100% da Granito Pagamentos, renomeada para InterPag.
Com 2 milhões de clientes PJ, isso permitirá que os atuais e futuros correntistas tenham uma melhoria significativa na jornada e na oferta de produtos e serviços com a combinação das tecnologias proprietárias das empresas.
Em outras palavras, essa aquisição vai permitir que o Inter inclua mais produtos de pagamentos no ecossistema digital do Super App Financeiro Inter Empresas.
3. Consignado 100% digital: com uma carteira atual de R$ 4,4 bilhões nessa frente de negócio, o banco pretende chegar a R$ 32 bilhões trabalhando a base de clientes que já têm dentro de casa, ou seja, um salto de mais de sete vezes.
O serviço totalmente virtual foi lançado neste mês. Antes, a operação era “figital”, com o correntista fazendo o pedido no app, mas tendo de esperar o contato por telefone do banco.
Além disso, você vai encontrar no episódio:
- Desafios e planos do Inter;
- Diferenciação do Inter no mercado;
- História e evolução do Inter;
- O crescimento do Inter Invest;
- Cultura da instituição;
- Internacionalização e expansão global;
- Mudanças no setor bancário e de investimentos;
- Livros e músicas recomendados por Alexandre Riccio.
Assista ao episódio clicando aqui.
Todas as recomendações de livro aqui: https://mmakers.com.br/biblioteca-market-makers/