Podcast

LIVE

icon-live

O que esperar para o futuro da economia brasileira?

Dólar disparando, pressão do governo sobre o Banco Central e incertezas no mercado: onde vamos parar?

Por Market Makers

03 Jul 2024 14h20 - atualizado em 08 Jul 2024 12h37

Inscreva-se

No episódio 108 do Market Makers, recebemos ao vivo Zeina Latif e Stephan Kautz para mergulhar nas complexidades e incertezas que cercam o futuro da economia brasileira. Apesar dos fundamentos sólidos da economia, como inflação e contas externas positivas, alguns eventos recentes mudaram o panorama.

A preocupação com o aumento dos gastos públicos e a sustentabilidade fiscal a longo prazo aumentou, colocando em cheque o crescimento futuro do país. Além disso, os recentes comentários do presidente Lula sobre a “especulação” no câmbio e suas consequências para o mercado financeiro fez com que o dólar rompesse a marca dos R$ 5,70, gerando incertezas e pressão sobre o Banco Central.

Enquanto isso, o presidente do BC, Campos Neto, rebate as acusações e enfatiza a necessidade de sair dessa narrativa política. Com tanta coisa acontecendo, a pergunta que fica é: O que esperar para o futuro da economia brasileira nos próximos anos? Temos uma nova crise a caminho?

Convidados

Zeina Latif: é uma economista renomada no Brasil, com vasta experiência em macroeconomia e políticas públicas, atuando como consultora econômica para organizações públicas e privadas. Ela foi economista-chefe na XP Investimentos e tem uma carreira marcada por análises econômicas influentes, atuando como secretária de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo de maio a outubro de 2022. Ela é formada em Economia pela USP, com doutorado em Economia pela mesma instituição.

Stephan Kautz: é economista-chefe da EQI Investimentos e tem passagens pelo banco Safra, Citibank e a cadeira de sócio e economista-chefe da Neo Investimentos. É formado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui mestrado em Economia pela University of Birmingham e trabalha no mercado financeiro desde 2000.

Episodio sem indicações de livro, músicas e convidados.

Compartilhe