Notícia

3min leitura

O que eu diria para o Salomão de 15 anos atrás

Do Thiago Salomão do futuro para o do passado, uma reflexão sobre gentileza, amor por o que faz e dedicação máxima

Por Thiago Salomão

07 Oct 2024 11h43 - atualizado em 07 Oct 2024 11h43

O insight de hoje surgiu de uma pergunta que recebi no podcast dos alunos da UFABC Finance. Ao final da conversa, um dos alunos me perguntou qual recado eu gostaria de deixar para quem for ouvir o episódio.

Acabei encarando a pergunta da seguinte maneira: se eu estivesse ouvindo este podcast no meu início de carreira, em 2009, que tipo de conselho eu gostaria de ter ouvido do “Thiago do futuro” (desculpe-me se causei uma confusão temporal neste momento).

Minha resposta dividiu-se em três partes: 

  1. Encontrou algo que ama? Dedique-se ao máximo

Nos tempos de faculdade, tinha certeza que a escolha pelo curso de administração havia sido uma decisão errada. Até que eu conheci o mercado financeiro e foi amor à primeira vista! 

Desde então, todo o meu interesse voltou-se ao entendimento do assunto, em especial o mercado de ações. Isso tornou um estudante desmotivado em uma pessoa ávida por saber mais sobre como ficar rico investindo na bolsa.

Minha dica: se você encontrou um assunto que ama, naturalmente tua dedicação será muito maior em estudar. Charlie Munger tem uma frase que resume isso: “Em toda a minha vida, eu nunca fui bom em algo que não me interessasse muito. Não há substituto para um interesse forte.”

  1. Mas… amar o que faz é mais fácil do que fazer o que você ama

Pode parecer um contraponto à primeira parte – e de fato é. Às vezes, tentamos a todo custo realizar o sonho de fazer algo que realmente amamos, por mais impossível que seja esse cenário tornar-se realidade. Ao mesmo tempo, temos algo que fazemos muito bem, mas que não necessariamente morremos de amores por fazer.

Para quem ama jogar futebol (e obviamente não se tornou atleta profissional), essa analogia é exatamente isso.

Walter Maciel, CEO da AZ Quest, nos ensinou isso no episódio 56. Nunca foi o “sonho de menino” dele trabalhar com a área comercial, mas ele percebeu ser tão bom nisso que dedicou-se ao máximo nessa área, passando a amar o que fazia.

  1. Ações simples, resultados explosivos

Essa sem dúvida é a dica mais valiosa, que vale para qualquer pessoa de qualquer idade, mas que todo jovem que está ingressando no mundo profissional precisa levar como um mantra: faça sempre um pouco mais do que lhe foi pedido e seja gentil.

Ao invés de chegar na hora certa do seu início de expediente, chegue “um pouco” mais cedo. Ao invés de entregar pontualmente o que lhe pediram, entregue “um pouco” antes do prazo. Ou melhor: pra que esperar seu chefe pedir algo que você já sabe que precisa ser feito? Surpreenda-o fazendo antes que ele peça.

Faça tudo isso sendo sempre gentil com as pessoas. Trate todos de maneira respeitosa, não importa o cargo ou se você se reporta diretamente ou não, seja legal com as pessoas.

Pode ter certeza: se você fizer sempre “um pouco mais” do que te pedem e ser uma pessoa legal, você será lembrado quando uma oportunidade surgir – e elas sempre surgem. 

Dois anos de Market Makers FIA

Completamos no último dia 30 de setembro 2 anos de MARKET MAKERS FIA, o fundo de ações que se inspira na carteira que eu o Matheus Soares montamos e onde está praticamente todo o nosso capital investido. O Math escreveu um texto muito legal sobre isso semana passada, quem não leu deveria parar para prestigiar este profissional que eu tenho muita sorte de chamar de sócio.

ELEIÇÕES AMERICANAS: EVENTO GRATUITO DO MARKET MAKERS

Convido você a se inscrever no nosso evento online e gratuito  “Eleições Americanas: O Futuro em Jogo“, que acontecerá entre 15 e 17 de outubro, às 18h, feito em parceria com o portal Seu Dinheiro.

Receberemos grandes gestores, economistas e analistas políticos para falar sobre os impactos da disputa entre Kamala e Trump no Brasil, nas guerras ao redor do mundo, nas relações com a China e na trajetória do dólar. 

Teremos também dois painéis para falar exclusivamente das oportunidades de investimentos que essas eleições abrem em ações, criptomoedas, REITs e outros ativos. 

Inscreva-se neste link.

Compartilhe

Por Thiago Salomão

Fundador do Market Makers, analista de investimentos CNPI-P, MBA em Mercados Financeiros na Fipecafi e na UBS/B3. Antes de fundar o MMakers, foi editor-chefe do InfoMoney, analista de ações na Rico Investimentos, co-fundou o podcast Stock Pickers e foi sócio da XP de 2015 a 2021

thiago.salomao@mmakers.com.br