Notícia

2min leitura

Aproveite seu final de ano

O compounding do conhecimento

Por Thiago Salomão

26 dez 2023 14h04 - atualizado em 02 jan 2024 02h09

O poder do “compounding do conhecimento”: no 1º episódio da história do Market Makers, lá em julho de 2022, aprendemos com João Landau (fundador e gestor da Vista Capital) que não devemos dar tanto peso à política na hora de investir porque, no final do dia, “o Brasil é uma grande fazenda“. Não importa muito se o presidente for FHC, Lula ou Bolsonaro, o que vai mandar no final do dia é em qual ponto do ciclo de commodities nós estamos.

76 episódios depois, entrevistamos Bruno Serradiretor do Banco Central de 2018 a 2022 e agora CIO da família de fundos chamada Janeiro, da Itaú Asset, que já nasceu com R$ 10 bilhões em ativos sob gestão. Serra está super otimista com o Brasil em 2024, pois o momento atual geopolítico e econômico do mundo nos coloca como protagonista das exportações de importantes matérias-primas, de soja ao petróleo. E o próprio Serra finaliza o raciocínio com “no final, o Brasiil é uma grande fazenda”.

(Uma curiosidade: até perguntei no final da entrevista se ele conhecia o João Landau e se eles já tinham falado sobre isso; ele respondeu que não o conhecia mas se demonstrou surpreso com a coincidência).

A cada nova conversa, um novo aprendizado, que é absorvido pelo nosso cérebro e se aloja em nosso subconsciente. Esse aprendizado fica lá, paradinho, até que uma nova conversa provoca um gatilho, como se uma frase dita abrisse uma gaveta que estava fechada há tempos em nossa mente.

Esse é o poder do compounding do conhecimento, e é o que nos motiva a continuar fazendo o que fazemos no Market Makers: dar para as pessoas comuns e/ou que não fazem parte do mercado financeiro o acesso às grandes ideias e informações que só os investidores profissionais tinham acesso.

Em 2023, produzimos mais de 50 episódios e conseguimos dezenas de recomendações para a Biblioteca Market Makers buscando sempre compartilhar conhecimento com nossos fãs e ouvintes.

Como período de recesso de final de ano costuma ser um bom momento para ler, ouvir e/ou ver bons conteúdos, selecionei nossos 5 melhores episódos e as 5 melhores recomendações da Biblioteca Market Makers para você fechar o ano em ótima companhia.

Top 5 episódios

1.
 Michel Temer: O momento e o futuro do Brasil | Market Makers #73

2. Daniel Goldberg: Segredos e investimento de um fenômeno do mercado | Market Makers #55

3. Por que a Bolsa de Valores pode subir ainda mais e o risco do petróleo pro Brasil | Market Makers #49

4. Desvendando fraudes e encontrando boas empresas: uma aula do Aché e Florian | Market Makers #60

5. Ele transformou um blog em uma corretora bilionária | Market Makers #63

Top 5 livros

1.
 Quando os gênios falham: A ascensão e a queda da Long-Term Capital Management LTCM (Roger Lowenstein)

2. O Mais Importante para o Investidor (Howard Marks)
 
3. Memórias de um Operador da Bolsa: A Incrível História de Jesse Livermore (Edwin Lefevre)

4. Market Wizards (Jack D. Schwager)

5. A guerra dos chips: A batalha pela tecnologia que move o mundo (Chris Miller)

P.S. Essa é a última CompoundLetter de 2023. Voltamos à programação normal na primeira semana de 2024. Boas festas e um feliz ano novo!

Compartilhe

Por Thiago Salomão

Fundador do Market Makers, analista de investimentos CNPI-P, MBA em Mercados Financeiros na Fipecafi e na UBS/B3. Antes de fundar o MMakers, foi editor-chefe do InfoMoney, analista de ações na Rico Investimentos, co-fundou o podcast Stock Pickers e foi sócio da XP de 2015 a 2021

thiago.salomao@mmakers.com.br