Notícia

3min leitura

Comentando comentários dos nossos queridos espectadores

Fala que eu te escuto!

Por Renato Santiago

09 fev 2023 15h15 - atualizado em 09 fev 2023 05h05

Dizem que os comentários são o esgoto da internet.

Eu mesmo tinha essa impressão quando trabalhava na Folha de S. Paulo e na Exame. Para entrar na área de comentários por lá, era preciso luva e máscara, de tão tóxico que era o “feedback” dos leitores. 

Depois que virei um dos apresentadores do Market Makers (e de seu antecessor), no entanto, essa experiência mudou. Parece que vocês, queridos ouvintes e leitores, são muito mais educados que a média da internet.

Muito obrigado.

Isso nos permite tirar o traje químico ao navegar nos comentários sem nos afogarmos no chorume. Somos muito gratos pela quantidade enorme de encorajamento, gratidão e crítica construtiva que recebemos da internet. 

Porém… tem alguns que não podem ficar sem resposta. E como os que estão aqui embaixo podem ser também os comentários de vocês aqui na CompoundLetter, aqui vão algumas respostas no melhor estilo Market Makers.

Ganhando uma eleição.

Não acreditamos em Papai Noel, inclusive o Salomão se veste como tal para os sobrinhos.

Aqui o Evandro se refere à entrevista com o Luiz Cezar Fernandes nos deu falando sobre Americanas. O engraçado é que em nenhum momento ele passou pano para o 3G. Disse inclusive que o trio precisa ajoelhar no milho, como você pode conferir aqui.

Risos, muitos risos. Para quem ainda não viu o episódio, Duda (ou Carlos Eduardo Rocha, CEO e CIO da Occam) é um dos flamenguistas mais fanáticos da península do Leblon. Ainda bem que é um cara bem humorado também.

Wellington fez esse comentário no episódio com Duda Rocha (Occam) e Bruno Garcia (Truxt) e eu diria que ele está redondamente enganado. O dia que meu gestor tiver certeza de tudo, aí que eu tiro o dinheiro de lá. Quero gente que possa e não tenha vergonha de mudar de ideia gerindo meu dinheiro.

Os assuntos são complexos demais, Luiz. E se fazemos episódios de menos de duas horas, tem gente que reclama.

O que temos a ver com isso?

Telmo, você viajou bem alto… Se for para comparar o auditor com alguém, teria que ser com o mecânico do avião, não o piloto.

O cara à direita sou eu, cuja foto você pode ver no cabeçalho. O Augusto Backes é esse aqui:

Nada a ver, Douglas.

Não são ridículos, são engraçados e gostamos deles. Não seja tão mal humorado, Marcos.

Será que tem mais gente nessa situação? Mande nosso canal para seus amigos! 

Esse tipo de comentário conspiratório, feito no episódio especial sobre Americanas, é muito comum e mostra que ainda temos um trabalho educacional muito grande a fazer. O próximo é ainda pior no quesito conspiração:

Imagine a música do Arquivo X tocando aqui.

Como assim? Falamos sobre isso exatamente no episódio que esse comentário foi feito, o especial de Americanas com Luiz Cezar Fernandes.

É isso aí, comentaristas! Vamos colocar o bolso na reta, assim como o Duda e o Bruno Garcia.

Agora vêm meus preferidos. O primeiro, ironicamente:

Ele fica ainda mais legal aos lado de outros tantos como o debaixo:

Se a situação nos chama de conclave fascista e a oposição manda fazer o L, algo de certo estamos construindo.

Para fechar, o meu comentário favorito, que espero que vocês concordem:

Muito obrigado! Nós que agradecemos.

Compartilhe

Por Renato Santiago

Jornalista, co-fundador do canal Market Makers e do Stock Pickers, duas vezes eleito o podcast mais admirado do Brasil. Passou por grandes redações do país, como o jornal Folha de S. Paulo e revista Exame, e atuou na cobertura de diferentes temas, de cotidiano até economia e negócios. Sua missão, hoje, é a de usar sua expertise editorial e habilidades de reportagem para traduzir o mundo das finanças e mercado financeiro ao grande público.

renato.santiago@empiricus.com.br