Notícia

4min leitura

Como cheguei aqui

Um desejo que se tornou realidade

Por Matheus Soares

06 mar 2024 10h51 - atualizado em 06 mar 2024 10h52

Se você começou a receber esta newsletter recentemente ou não faz ideia de quem eu sou e do que faço no Market Makers, essa newsletter é pra você. Se você já me conhece, mas não faz ideia da minha ligação com o Thiago Salomão (TS), essa newsletter também é pra você. Até porque eu não estaria aqui fazendo o que eu faço se não fosse ele. 

Vou tentar ser o menos romântico possível, mas eu lembro da primeira vez que interagi com ele: o ano era 2018 e o Marco Saravalle, na época analista-chefe da XP Investimentos, me convidou para participar de uma reunião fechada com ninguém menos que Henrique Bredda e Luiz Alves Paes de Barros.

Naquele momento eu era o analista responsável pelas carteiras da Rico Corretora e aceitei o convite sem pensar duas vezes (até então eu tinha pouquíssima interação com gestores/investidores). 

Ao entrar na sala lá estava ele: Thiago Salomão com seu tradicional livrinho de anotações. Quem assiste aos episódios do Market Makers no Youtube já deve ter percebido que ele carrega esse costume até hoje. Na época, o TS era chefe da redação do InfoMoney e já exercia análise de ações com uma carteira recomendada no InfoMoney.

Foi exatamente ali que eu descobri o que eu queria fazer da minha vida, ainda que naquele momento não fosse tão óbvio saber. Eu não queria fazer apenas recomendações, eu queria, de fato, colocar o dinheiro nas recomendações. Foi ali também que eu percebi que sabia muito menos do que eu achava que sabia até então. Dito isso, foi naquele papo que eu conheci o TS.

Vi o Salomão pela segunda vez nos corredores da XP gesticulando pelo telefone meio nervoso com alguma coisa, mas foi somente em 2019 que tivemos a sorte de trabalharmos juntos. Quer dizer, pra mim foi sorte (espero que pra ele também).

Na virada de 2018 para 2019, o TS saiu do InfoMoney e foi para a Rico tocar a carteira recomendada de ações dele. Na época ele queria se dedicar exclusivamente a isso e a Rico, que já era minha casa desde 2016, foi o lugar que tornou essa ‘vontade’ possível. 

A chegada dele mudou minha vida, literalmente. Não só pela lealdade e irmandade que fomos nutrindo ao longo do tempo, mas por ele ter me apresentado o mundo da gestão de investimentos de verdade. Através dele (e com ele) pude conhecer e ser amigo de pessoas que admirava e admiro enormemente – muitos dos quais nos ajudam diariamente até hoje. 

Ainda em 2019, criamos juntos uma carteira focada em small caps com o desejo de ser a carteira que teríamos na ‘física’ se pudéssemos investir de verdade. Em abril daquele ano, ele lançou o podcast Stock Pickers. Minha voz não aparece naquele episódio, mas eu estava lá. 

Ao longo de 2019, eu fui o braço direito do Salomão e aquela vontade que havia surgido em 2018 – de ser analista de verdade e colocar o dinheiro na ‘reta’ – aflorou ainda mais com as centenas de conversas com analistas e gestores que tivemos. 

Em 2020, nos distanciamos gradativamente à medida que o Stock Pickers crescia como um canal de conteúdo e eu me dedicava cada vez mais a ser um analista de ações “full time”, dedicado a fazer só isso da vida. Migrei para a equipe de análise da XP e comecei a cobrir os setores de saúde e educação. Em 2021, me tornei responsável pela cobertura de small caps. 

Minha experiência foi tão boa, mas tão boa que eu tive uma certeza: não quero ser apenas analista de ações, quero também investir em uma carteira com as ações que eu mais gosto e sentir na pele as sensações de ganhar e perder dinheiro de verdade. Não queria ser apenas investidor de planilha.

E esse desejo que foi despertado em 2018, instigado ao longo de 2019 e aprofundado entre 2020 e 2021, foi concretizado em outubro de 2022 com o início do Market Makers FIA ao lado do agora meu sócio Salomão.

Market Makers FIA é a realização de um sonho que é de não só dar acesso a informação útil e de qualidade para qualquer tipo de investidor, mas também poder expressar nossas melhores ideias de investimentos e permitir que as pessoas possam investir junto com a gente.

E hoje essas ideias, quase que em sua maioria, estão dentro do mundo das small caps. Como eu disse na semana passada, nós focamos em um jogo que nem todo mundo – ou pelo menos que os grandes bolsos – não conseguem jogar. Digo isso pois as duas maiores convicções hoje da carteira são duas empresas que negociam ao redor de R$ 8 milhões de volume financeiro por dia. Os grandes bolsos (leia-se: fundos multimercados ou grandes gestoras de ações) não conseguem montar posições e nem param para entender se existe esse tipo de assimetria.  

Ps: a carteira do fundo MARKET MAKERS FIA está praticamente “sem caixa”, ou seja, ela está com quase 100% do patrimônio aplicado nas ações. Isso evidencia nosso otimismo com o preço atual das empresas que investimos.

Compartilhe

Por Matheus Soares

Fundador do Market Makers, analista responsável pela Carteira Market Makers de Ações. Antes de fundar o MMakers, foi analista responsável pela cobertura de Small Caps na XP Inc e analista fundamentalista da Rico Investimentos. Certificado no curso de Value Investing da Columbia Business School.

matheus.soares@mmakers.com.br