Notícia

2min leitura

De Lisboa a Temer

A conversa que tivemos com o ex-presidente Michel Temer

Por Josué Guedes

01 dez 2023 14h31 - atualizado em 01 dez 2023 02h42

Quando Marcos Lisboa, doutor em economia e ex-presidente do Insper, veio ao Market Makers, no episódio #24, algo surpreendente ocorreu.

Durante uma brilhante conversa expondo as entranhas do atraso brasileiro, Lisboa comentou e elogiou avanços importantes que ocorreram durante o governo Temer e esse trecho da nossa entrevista foi parar nas redes sociais do ex-presidente.

“Os últimos dois anos não foram ruins. A gente colheu os frutos do que aconteceu no governo Temer, que levou a uma notável redução da taxa de juros. As pessoas esquecem como estava a taxa de juros quando o governo Temer ia começar e como ela ficou poucos meses após ele ter feito o teto de gastos. A curva de juros despencou. Vamos reconhecer que ali houve acertos importantes. Limparam as estatais. As estatais estavam em má situação. Acho que está faltando um pouco de honestidade intelectual para reconhecer o que avançou no governo Temer. A reforma trabalhista deu bons resultados. Olha o que aconteceu no mercado formal de trabalho. Vamos tirar um pouco a paixão de lado e vamos reconhecer que houve avanços”, afirmou Lisboa.

Deixando as paixões de lado, como recomendado por Lisboa, aquilo nos despertou para a possibilidade de conversar com o próprio ex-presidente sobre sua administração e visões sobre Brasil e trazer para o investidor pessoa física a mesma qualidade de informação que o investidor profissional já está acostumado a receber — fechar o “gap” de conhecimento entre o investidor comum e o institucional.

E ontem (30/11) finalmente conseguimos proporcionar para nossa audiência uma aula magna sobre a história, funcionamento e evolução das instituições brasileiras com o próprio ex-presidente Michel Temer.

Na política desde o tempo da constituinte, Temer assumiu a presidência da república em 2016 após uma das maiores crises econômicas da história do Brasil e num dos períodos politicamente mais conturbados pós-Constituição de 1988. Durante seu breve mandato de apenas 2 anos, formou, principalmente na área econômica, uma equipe extremamente técnica e fez avançar uma agenda de reformas estruturais para o país.

Em diversas ocasiões, aqui no Market Makers, tivemos oportunidade de debater como os frutos dessa gestão se refletem no nosso atual crescimento do PIB, superando as expectativas a cada trimestre, sendo os economistas unânimes ao creditar esse “erro de cálculo” aos alicerces das reformas estruturais instigadas no governo Temer.

Além de comentar como foi governar o Brasil naquele período, Temer fez um balanço do momento político do país, explicou os desafios do pacto federativo e revelou como acha que os livros de história irão retratar seu governo no futuro.

Confira agora essa conversa com o ex-presidente Temer que contou também com a presença de Felipe Miranda, fundador da Empiricus, empresa sócia do Market Makers e que está comemorando 14 anos de existência, e Rafael Favetti, sócio-fundador da Fatto Inteligência Política.

EPISÓDIO #73: MICHEL TEMER

Compartilhe

Por Josué Guedes

josue.guedes@mmakers.com.br