Notícia

4min leitura

Investir em ações NÃO é como dirigir

Priorize a sua segurança financeira

Por Thiago Salomão

01 abr 2024 11h57 - atualizado em 01 abr 2024 11h57

O que você faz nos dias ruins é mais importante
do que o que você faz nos dias bons. Gerenciar
suas emoções quando o mundo não coopera
é o que te tornará diferente.
(Farnam Street)

Em uma leitura de uma das newsletters gringas que costumo acompanhar, me deparei com um texto que fala sobre os estágios do aprendizado. Basicamente, toda nova atividade nova que aprendemos passa por três estágios: 

“Quando aprendemos a fazer algo novo – como dirigir, por exemplo – passamos por três estágios. A primeira etapa exige muita atenção à medida que experimentamos os controles, aprendemos as regras de direção e assim por diante. Na segunda fase começamos a coordenar o nosso conhecimento, interligando os movimentos e combinando de forma mais fluida as nossas ações com o nosso conhecimento do carro, da situação e das regras. Na terceira etapa, dirigimos o carro quase sem pensar. É automático. E com isso a nossa melhoria na condução diminui drasticamente, acabando por parar completamente.” (autor: Geoff Colvin)

Reparei que esse aprendizado não se encaixa na atividade de investidor de ações. Ser investidor é nunca chegar na 3ª etapa.

Processos operacionais podem chegar no estágio “modo automático”, mas a tomada de decisão de comprar ou vender um ativo nunca terá jurisprudência, ela sempre exigirá de você os mesmos princípios para ultrapassar os dois primeiros estágios de aprendizado.

Isso vale até mesmo para ativos que você já investiu no passado (nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio, pois na segunda vez o rio já não é o mesmo, nem tão pouco o homem). A falta de humildade cobra um preço caro no mercado. Não confunda confiança com soberba.

O exemplo do carro me fez lembrar uma das analogias feitas no livro “Charlie Munger: The Complete Investor”, sobre o uso da margem de segurança na prática. Margem de segurança nada mais é do que comprar uma ação com um preço de mercado abaixo do valor intrínseco desta empresa. 

Munger associa isso a seguir carros em uma rodovia: ao manter uma distância segura entre o seu automóvel e o veículo à sua frente, é possível prever ou reagir com mais facilidade a movimentos repentinos. Agora, se você dirigir muito perto, poderá interpretar mal os deslocamentos e se envolver em acidentes.

O mesmo critério é válido para investir: em vez de tentar prever a elevação de preços futuros, priorize a sua segurança financeira.

Viver em um eterno estágio de aprendizagem é para mim a coisa mais prazerosa em trabalhar no mercado de ações: somos obrigados a diariamente conhecer novas histórias de empresas, novos setores, novas tecnologias… e quando você acha que já viu de tudo na economia, o cenário em volta muda completamente e o que parecia uma empresa segura não é mais.

Você precisa ser curioso para querer saber de tudo, ao mesmo tempo ágil pra saber o mais rápido possível, e também humilde pra entender que todo aquele conhecimento não necessariamente te fará ganhar mais dinheiro do que alguém que não sabe. Estude até saber que você nada sabe.

Neste trimestre, sentimos na pele a alegria de ver uma das nossas maiores convicções da bolsa entregar resultados consistentes e crescentes, como imaginávamos. Mas também vimos uma das nossas investidas cair 20%, fato que nos fez inclusive aumentar nossa posição nela.

Vimos um caso de governança corporativa totalmente atrapalhada afetar uma das ações que mais ganhamos dinheiro em 2023 (e que, felizmente, era uma posição bem menor em 2024) e nos fez questionar se deveríamos continuar ou não com a empresa (decidimos por mantê-la em carteira, por ora).

A conexão da teoria com a prática e ser colocado em teste quando você menos espera são alguns dos ingredientes que tornam o mercado de ações bastante desafiador. Mas pra quem gosta desse desafio e dessa adrenalina, é extremamente fascinante.

fundo Market Makers FIA fechou o 1º trimestre com perdas próximas a 3%, abaixo da queda de 4,53% do Ibovespa. Nos últimos 12 meses, nosso retorno ainda é bem positivo: +37,5% (ou IBOV + 11,6%) e desde o primeiro dia do fundo (set/2022) os ganhos são de 23,8% (ou IBOV +7,7%).

Agradecemos a confiança dos investidores que estão conosco desde o início e também aos 38 novos cotistas que entraram no fundo neste 1º trimestre – sendo 2 deles investidores institucionais.

Seguimos com uma filosofia muito simples de investimentos: comprar empresas que ou estejam num bom momento operacional (resultados crescentes e boa gestão do endividamento) ou estão próximas de um ponto de virada em seus resultados. Tudo isso, claro, pagando um preço que nos coloque dentro da margem de segurança. Isso é o mais importante: manter uma distância segura do carro da frente, não importa há quanto tempo estejamos na estrada ou quantos carros já ultrapassamos no caminho.

Pra se manter fiel à filosofia, ouvimos sempre as velhas lições de sempre das nossas referências no mercado. E em tempos que somos bombardeados o tempo todo de “notícias urgentes” e “ideias geniais”, revisitar os ensinamentos passados com frequência é fundamental.O fundo de ações do Market Makers está disponível nas plataformas do BTG Pactual e da EQI Investimentos, com aplicação mínima inicial de R$ 1.000.

Compartilhe

Por Thiago Salomão

Fundador do Market Makers, analista de investimentos CNPI-P, MBA em Mercados Financeiros na Fipecafi e na UBS/B3. Antes de fundar o MMakers, foi editor-chefe do InfoMoney, analista de ações na Rico Investimentos, co-fundou o podcast Stock Pickers e foi sócio da XP de 2015 a 2021

thiago.salomao@mmakers.com.br