Notícia

1min leitura

Não me diga o que pensa, diga-me o que tem em sua carteira

Nasceu o projeto que será o produto final de tudo que estudamos diariamente no Market Makers

Por Matheus Soares

03 out 2022 07h39 - atualizado em 03 out 2022 07h39

A frase do título acima é do autor Nassim Taleb, no livro “Arriscando a Própria Pele”, publicado em 2017.

A premissa básica do livro é que não se deve acreditar nas opiniões ou previsões dos outros, a menos que tenham alguma “pele em jogo”. Para Taleb, os resultados acabam sendo tudo o que importa é que, a menos que as pessoas possam sofrer consequências por estarem erradas, você deve ignorá-las. E acrescenta: pessoas que ‘fogem’ dos impactos de suas decisões não aprendem e permanecem cativos de suas ideias errôneas sobre como o mundo funciona.

Em resumo, o livro faz uma crítica, com o perdão da palavra, aos ‘cagadores de regra’ ou ‘bullshiteiros’, personagens muito comuns no mercado financeiro.

Sabe aquele assessor que falou para você diversificar o seu suado dinheiro na China argumentando algo que ele ouviu do amigo que o país iria crescer novamente por mais uma década mas nem ao menos fez o trabalho sujo de estudar se isso era mesmo verdade? Pois bem, é ele.

É muito fácil cagar regra com o dinheiro dos outros. Agora, o jogo muda quando você mostra o que está fazendo na sua própria carteira.

É com essa inspiração e essa necessidade de colocar a própria pele em risco que nasceu o projeto que será o produto final de tudo que estudamos diariamente no Market Makers: a Carteira Recomendada de Ações, encabeçada por mim.

Além disso, temos um fundo de ações que se inspira nas recomendações da carteira. Parte relevante do meu patrimônio e dos sócios do Market Makers será investido nele. Esse fundo está disponível apenas na Empiricus Investimentos, então caso você não tenha conta aberta lá vou deixar aqui o meu link de abertura de conta para você fazer isso já.

Fizemos uma live no canal do Market Makers explicando os princípios que norteiam nossas ações escolhidas e apresentamos a tese de investimentos de uma das maiores posições da carteira.

Toda a nossa comunicação é feita no Telegram do Market Makers, então se você ainda não faz parte da lista de transmissão, clique aqui.

Nos vemos lá.

Compartilhe

Por Matheus Soares

Fundador do Market Makers, analista responsável pela Carteira Market Makers de Ações. Antes de fundar o MMakers, foi analista responsável pela cobertura de Small Caps na XP Inc e analista fundamentalista da Rico Investimentos. Certificado no curso de Value Investing da Columbia Business School.

matheus.soares@mmakers.com.br