Notícia

2min leitura

Quanto o Ibov subirá hoje? Acompanhe comigo

Por Thiago Salomão

03 out 2022 09h13 - atualizado em 03 out 2022 09h20

A eleição presidencial vai ao segundo turno com 48,4% dos votos para o ex-presidente Lula e 43,2% para o atual presidente Jair Bolsonaro. Os brasileiros voltarão às urnas em 30 de outubro e nestes 27 dias até lá as peças começarão a se mexer neste tabuleiro político.

Do início da contagem dos votos até o disparo desta newsletter, eu conversei com muitos cientistas políticos, economistas, gestores, traders… confesso que estava com saudade dessa busca frenética em entender quais os possíveis cenários e como os mercados deverão se comportar para cada um deles.

Os primeiros sinais eu já me arrisco a dizer aqui: se o exterior não atrapalhar (a história do Credit Suisse pode azedar lá fora), mercados brasileiros devem abrir positivos, o que significa Ibovespa para cima, dólar para baixo e juros futuros “fechando” (caindo).

O motivo disso é a distância menor que a esperada de Bolsonaro para Lula: embora o candidato petista esteja muito próximo da maioria que lhe dará a vitória, o atual presidente não só recebeu muito mais votos do que a maioria das pesquisas apontavam, como também conseguiu emplacar muitos governadores, senadores e deputados da sua frente política.

A melhor frase que ouvi nestas conversas e que resume bem o domingo: O “bolsonarismo” venceu, mesmo que Lula tenha ficado à frente do Bolsonaro. A grande dúvida agora é se toda essa onda bolsonarista na Câmara, no Senado e nos estados resultará numa transferência de votos capaz de fazer uma virada histórica – o 1º colocado no 1º turno sempre venceu o 2º turno.

Por isso que a CompoundLetter de hoje é um convite: daqui a pouco, às 9h45 (horário de Brasília), eu estarei AO VIVO no Youtube do Market Makers para acompanhar e analisar a abertura da bolsa brasileira, junto com um time de peso.

Conectarei o analista político Luciano Dias, que estará direto de Brasília para nos trazer uma análise do resultado deste 1º turno de eleições – e o que os investidores devem esperar até o 2º turno.

Dentro do nosso estúdio, estarão comigo dois analistas de investimentos, que farão a análise da abertura da B3: Matheus Soares, meu sócio e “pai” da carteira recomendada Market Makers, e Matheus Spiess, analista da Empiricus Research e responsável pela newsletter diária “Mercado em 5 Minutos”.

CLIQUE AQUI E NÃO PERCA NOSSA LIVE ÀS 9H45

Um aviso extra: ao final do dia de hoje, vamos gravar o episódio que vai ao ar na quinta-feira. Chamamos dois convidados; um professor e economista que sempre que fala conosco é sucesso de audiência e um gestor de ações bem tático, que certamente terá mexido bastante na carteira bilionária de seus fundos nesta segunda.

Os membros da Comunidade Market Makers já sabem quem são os convidados e podem enviar suas perguntas para os entrevistados. O acesso antecipado à nossa agenda de entrevistados e o envio de perguntas exclusivas para eles são dois dos benefícios dos membros da nossa comunidade. Clique aqui e conheça todos os outros benefícios.

Compartilhe

Por Thiago Salomão

Fundador do Market Makers, analista de investimentos CNPI-P, MBA em Mercados Financeiros na Fipecafi e na UBS/B3. Antes de fundar o MMakers, foi editor-chefe do InfoMoney, analista de ações na Rico Investimentos, co-fundou o podcast Stock Pickers e foi sócio da XP de 2015 a 2021

thiago.salomao@mmakers.com.br