Notícia

1min leitura

Cuidado com a m3rda no sorvete de creme: a lição do maior ganhador da bolsa de valores

A lição que mais chamou atenção no episódio com Octávio Magalhães

Por Renato Santiago

21 jul 2023 12h32 - atualizado em 21 jul 2023 12h51

Octávio Magalhães, da Guepardo, é hoje o gestor com a melhor rentabilidade entre fundos de ações long only, segundo o ranking com produtos selecionados pelo nosso amigo Samuel Ponsoni, especialista na análise desse tipo de investimento (conheça o trabalho dele aqui).

Nos últimos 60 meses, os cotistas da Guepardo obtiveram 358% de rentabilidade, contra cerca de 64% do Ibovespa.

No episódio de ontem do Market Makers, Octávio demonstrou um tipo de sabedoria que aparentemente não se aprende nos livros, cursos e muito menos nas frases soltas de Warren Buffett que influencers postam. 

É um tipo de sabedoria que apenas quem está com a mão na massa há algum tempo adquire. E Octávio gere o Guepardo, antes um clube de investimentos, há 20 anos.

A lição dessa sabedoria prática que mais me chamou atenção, dentre as várias compartilhadas no programa, é que está no título deste e-mail. É o conceito de “sorvete de creme com merda” (palavras dele).

Octávio explicava que um de seus maiores cuidados ao escolher empresas é a capacidade de foco e alocação de capital. O que ele deseja evitar são companhias que têm um bom negócio, como um sorvete de creme e, em vez de pagar dividendos aos acionistas, resolve diversificar, alocar em outros ativos, outros negócios menos rentáveis. E no final, o que sobra é essa mistura nojenta.

“Quando você mistura o sorvete com merda, sempre vai ter merda no meio, por mais sorvete de creme que você coloque”, resume. Por isso não compro holdings, por que não sei o que podem colocar lá”, exemplifica. 

Essa é apenas uma das lições práticas que o Octávio trouxe no episódio, entre tantas outras. Para assistir, basta clicar aqui. Juro que este é o único palavrão e esta é a única analogia escatológica que ele usa.

Compartilhe

Por Renato Santiago

Jornalista, co-fundador do canal Market Makers e do Stock Pickers, duas vezes eleito o podcast mais admirado do Brasil. Passou por grandes redações do país, como o jornal Folha de S. Paulo e revista Exame, e atuou na cobertura de diferentes temas, de cotidiano até economia e negócios. Sua missão, hoje, é a de usar sua expertise editorial e habilidades de reportagem para traduzir o mundo das finanças e mercado financeiro ao grande público.

renato.santiago@empiricus.com.br