Notícia

4min leitura

Vai ficar de fora?

Tenha acesso às nossas melhores ideias de investimento

Por Matheus Soares

20 mar 2024 13h51 - atualizado em 20 mar 2024 01h51

Eu lembro do dia que fiz o meu primeiro ‘investimento’ na bolsa de valores. O ano era 2016. Eu havia acabado de entrar na Rico Corretora e meu irmão Fellipe – que inclusive foi a pessoa que me incentivou a entrar no mercado financeiro – me deu o dinheiro e o ‘bizú’ para a operação: 

Matheus, pode comprar opções de Petrobras… amanhã vai rolar reunião da OPEP e o petróleo vai voar”. 

Eu não sabia o que era uma opção, mas acreditei na recomendação dele que era inspirada num perfil do Linkedin que falava diariamente sobre petróleo. Lembro que meu irmão me convenceu a comprar por dois motivos: i) o perfil acertava muitos calls e, ii) o dinheiro, no fim do dia, era dele. Como cavalo dado não se olha os dentes, eu fiz exatamente o que ele recomendou.

Após ter momentaneamente ganhado 20% com o ‘trade’, dias depois aquela aposta virou pó. Para não me deixar traumatizado – em 3 dias eu havia perdido tudo o que coloquei – meu irmão me incentivou a fazer o segundo investimento: comprar as ações do Banco do Brasil. 

Embora a compra de BBAS3 não tivesse uma grande narrativa por trás, ela deu certo. E a partir dali eu passei a acreditar na possibilidade de ganhar dinheiro investindo em ações.

Eu lembro que apesar de querer muito aprender e acompanhar de perto as boas discussões da Fintwit, eu não sabia aonde buscar por conhecimento honesto. Eu digo honesto porque era difícil saber em quem confiar. E mais difícil ainda era encontrar um lugar que eu pudesse confrontar minhas teses e ainda aprender com as teses (e até erros) dos outros. 

Felizmente eu tive a sorte de trabalhar num lugar que não só me deu condições de ir atrás das boas informações, como também me apresentou a uma das pessoas mais bem conectadas do mercado financeiro: meu sócio Thiago Salomão.

Através dele (e com ele) pude conhecer diversos investidores que admiro e hoje muitos deles não apenas se tornaram meus mentores e me ajudam a tomar melhores decisões, como também escutam as teses de investimento que acredito. 

Eu tenho plena ciência da sorte que tive e tenho de ter acesso às cabeças mais inteligentes do mercado financeiro e acredito que você que está lendo essa newsletter também gostaria de ter acesso a esse aprendizado diário.

Essa vontade maluca que eu e meus sócios temos de aprender e repassar o conhecimento que a gente absorve através de nossas interações é o que nos motivou a criar a Comunidade Market Makers

A Comunidade é a realização de um sonho que temos, que é de não só dar acesso a informação honesta e de qualidade para qualquer tipo de investidor, mas também poder expressar nossas ideias de investimentos e todos os nossos aprendizados com a nossa gente. Com as pessoas que acreditam no nosso trabalho e que querem ter voz/participar de um grupo de pessoas com um objetivo em comum: tomar boas decisões de investimento, trocar ideia sobre ações, compartilhar lições e questionamentos, além de participarem de conversas com empresas, visitar elas e até se divertirem juntos em happy hours que promovemos. 

Além de toda essa interação, a Comunidade ainda dá acesso à Carteira Market Makers. Que é o meu filho aqui na empresa. É ali que eu trago as teses de investimento que eu mais gosto, cada uma com um peso específico e que diariamente pode sofrer alterações por conta da oscilação das ações. Eu acordo e durmo pensando nela.

Ela é diferente de uma carteira de corretora, em que apenas mensalmente mudanças podem ser feitas. Como ela é a carteira no qual o Market Makers FIA é inspirado, eu costumo dizer que ela é uma carteira viva, pois o nosso dinheiro está no fundo. Ou seja, essa carteira precisa ir bem para que eu, meus sócios e você ganhem dinheiro. 

Se você tem interesse em fazer parte desse grupo de pessoas, a hora é agora. Depois de muito tempo, finalmente vamos reabrir a Comunidade. Ela está fechada há 8 meses e após muita gente insistir para abrirmos novamente, tomamos a decisão de reabri-la.

Mas embora o nosso sonho seja atrair o maior número de pessoas para estar junto conosco, também temos ciência da responsabilidade que é fazer recomendações de investimento. Por conta disso, temos um limite máximo de pessoas que poderão fazer parte da Comunidade. O motivo é simples: queremos manter o padrão de qualidade das nossas recomendações, por isso precisamos mantê-las para um seleto grupo.

Se você tem interesse e vontade de estar junto com a gente, entre hoje na lista de espera para saber como irá funcionar a reabertura.

QUERO ENTRAR NA COMUNIDADE

Compartilhe

Por Matheus Soares

Fundador do Market Makers, analista responsável pela Carteira Market Makers de Ações. Antes de fundar o MMakers, foi analista responsável pela cobertura de Small Caps na XP Inc e analista fundamentalista da Rico Investimentos. Certificado no curso de Value Investing da Columbia Business School.

matheus.soares@mmakers.com.br