Notícia

1min leitura

Vamos dobrar a meta?

5 tweets/threads sobre o debate em relação a mudança da meta de inflação

Por Josué Guedes

09 fev 2023 11h11 - atualizado em 09 fev 2023 11h12

“Se fizer, será um dos maiores erros de política econômica que a gente já teve no país.” 

O erro a que se refere Daniel Leichsenring, economista-chefe da Verde, é a proposta, ainda apenas no campo das especulações, de modificar a meta de inflação do Banco Central (BC).

Fixadas para 2023 e 2024, em 3,25% e 3%, respectivamente, a meta de inflação passou a ser alvo de críticas do atual governo nos últimos dias, porque alterá-la permitiria o BC trabalhar com uma taxa de juros mais baixa, o que agrada Lula.

Segundo o presidente, “não existe nenhuma justificativa, nenhuma justificativa, para que a taxa de juros esteja, neste momento, a 13,5%. É só ver a carta do Copom para a gente saber que é uma vergonha esse aumento de juros”.

Por outro lado, Roberto Campos, presidente do BC, e o Copom, discordam e por isso mantiveram a Selic na última reunião do comitê acima de 13%. Seu objetivo com esse nível de taxa de juros é fazer a inflação convergir para meta, algo que não foi possível nos últimos dois anos.

Independentemente da sua visão sobre a proposta de revisar a meta, a verdade é que o assunto tem o efeito contrário pretendido por aqueles que desejam baixar os juros:

Se alterar ou não a meta de inflação diminuiria o custo do dinheiro no Brasil, eu não sei. Mas sei que o debate sobre meta de inflação e autonomia do Banco Central segue em alta e esses são os melhores tweets e threads sobre o assunto:

1) Marcio Nunes (@marcio_economy)

Confra a thread aqui.

2) Thiago Salomão (@THIAGOSALOMAO)

Confra a thread e o artigo aqui.

3) Leo Siqueira (@leosiqueirabr) 

Confra a thread completa aqui.

4) Alexandre Schwartsman (@AlexSchwartsman)

Confra a thread completa aqui.

5) Felipe Salto (@FelipeSalto)

Confra o tweet original aqui.

Compartilhe

Por Josué Guedes

josue.guedes@mmakers.com.br