Notícia

4min leitura

Vem aí o maior evento do Market Makers

Bem vindo ao MACRO SUMMIT 2024

Por Thiago Salomão

18 mar 2024 11h23 - atualizado em 18 mar 2024 11h23

“Tem parada errada aí irmão…
tá muito tranquilo esse morro”
(Cena do “Tropa de Elite”)

A frase acima foi uma das várias frases eternizadas do filme “Tropa de Elite”. O personagem “Baiano”, traficante chefe do Morro dos Prazeres, está em tocaia se escondendo do BOPE e estranha a calmaria do morro. Segundos depois, o BOPE invade o esconderijo do Baiano e… o resto é história.

Momentos como esse que estamos vivendo me remetem a essa frase: o mercado tá muito tranquilo.

O problema pode ser eu: talvez eu desconfie demais de longos momentos de otimismo, ou de calmarias intransponíveis. “Só os paranoicos sobrevivem”, disse uma vez pra mim um grande gestor carioca e que odeia aparecer publicamente (comportamento este que valida ainda mais sua declaração).

Mas confesso que nestes dois meses e meio de 2024, muita coisa mudou no cenário e eu vejo pouca mudança nos preços. Recapitule comigo:

Nos EUA, o corte de juros, que estava endereçado pra março, rolou pra maio e está com viés de ser novamente postergado. A inflação vem mostrando certa resiliência e já trouxe de volta o rendimento das Treasuries de 10 anos para 4,30%. 

No Brasil, se por um lado temos dados econômicos surpreendendo positivamente, por outro lado temos uma clara intervenção do governo na Petrobras, que pode trazer consequências que vão além da petrolífera: afinal, se até então podíamos chamar de “ruídos” as ameaças à Vale, ao Banco Central e até ao plano fiscal, como podemos chamá-las agora? Num momento em que a aprovação do governo está em queda, medidas populares (e/ou populistas) podem sair da cartola.

E a China? Acho que foi o tema mais comentado nos nossos podcasts recentes. Aliás, um parabéns pro Ruy Alves, da Kinea, cuja explicação de 20 minutos sobre o esgotamento do modelo econômico chinês tornou-se o 2º vídeo mais assistido do nosso canal (se você não viu, deixarei o link aqui, serão 20 minutos bem gastos).

Apesar disso tudo, o S&P500 segue perto das máximas, assim como várias bolsas internacionais. Já o Ibovespa, mesmo com a derrocada da Petrobras, cai 5,5% em 2024 e segue bem próximo das suas máximas históricas. O dólar segue na faixa de R$ 4,95/5,00 dos últimos meses, enquanto os juros futuros até tiveram uma significativa alta, mas ainda estão bem abaixo dos níveis vistos no final de 2023.

É muito ruim quando temos um cenário pior e uma queda nos preços, mas pelo menos nesse caso você tem um “motivo”. Agora, quando o cenário piora mas os preços não, você fica procurando motivos, pois algum dos dois estão errados. E quanto mais se procura respostas, mais perguntas aparecem. Ignorância é uma benção.

“A queda dos juros foi adiada nos EUA, mas eles ainda vão cair, por isso o mercado não piorou.”

“A Petrobras caiu forte, mas o governo pode mudar de ideia e rever essa decisão. Temos que esperar.”

“Os resultados corporativos devem continuar fortes, principalmente em AI.”

“Modelo chinês está se esgotando, mas teremos novos estímulos por lá. Além disso, ela vai desovar produtos pro Ocidente, gerando deflação.”

“Gringo tá saindo da bolsa, mas teremos um novo fluxo que virá dos quase R$ 120 bilhões das letras incentivadas que não serão roladas.

Sempre haverá uma história bem contada que fará sentido para entender por que os mercados não pioraram… mas e se os preços não acompanharam a piora por pura inércia e, de repente, tudo começa a cair à medida que os investidores caiam na real? 

Só os paranóicos sobrevivem.

Nessa hora, conversar e interagir com quem é bem mais inteligente que você e já viveu vários ciclos de mercado pode ajudar – e muito. Por isso, eu estou muito feliz em anunciar que faremos um evento que vai reunir grandes nomes do mercado financeiro brasileiro: 

Bem vindo ao MACRO SUMMIT 2024

O MACRO SUMMIT 2024 é um evento do Market Makers com parceria dos portais Money Times e Seu Dinheiro. Será um evento 100% online e gratuito que acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de abril. Clique aqui para ver os horários e os palestrantes confirmados.

Veja o timaço que reunimos para o evento: teremos uma análise profunda sobre Brasil com Marcos Mendes Daniel Leichsenring. Entenderemos a geopolítica com Marcos Troyjo. E vamos estressar a grande pergunta desta newsletter com 4 grandes gestores de fundos (João Landau, Mariana Dreux, José Rocha e Carlos Woelz).

Pra fechar o evento com chave de ouro, um episódio AO VIVO com uma dupla de peso e que recentemente se tornaram sócios: Luis Stuhlberger e Daniel Goldberg.

Casar a agenda de tanta gente boa assim não foi fácil, por isso já deixo meus agradecimentos a cada um que nos honrou só de aceitar nosso convite. E um obrigado muito carinhoso aos mais de 20 parceiros e colaboradores que estão nos bastidores trabalhando para tornar este evento ainda mais especial.

O MACRO SUMMIT 2024 é gratuito mas somente quem se inscrever receberá os links de transmissão dos paineis. Clique aqui para fazer sua inscrição.

QUERO ME INSCREVER NO MACRO SUMMIT 2024

Compartilhe

Por Thiago Salomão

Fundador do Market Makers, analista de investimentos CNPI-P, MBA em Mercados Financeiros na Fipecafi e na UBS/B3. Antes de fundar o MMakers, foi editor-chefe do InfoMoney, analista de ações na Rico Investimentos, co-fundou o podcast Stock Pickers e foi sócio da XP de 2015 a 2021

thiago.salomao@mmakers.com.br