Podcast

01h 43min

Desvendando fraudes e encontrando boas empresas: uma aula com Aché e Florian

O encontro de dois “foras da curva”

Por Market Makers

01 set 2023 17h55 - atualizado em 08 set 2023 03h09

Inscreva-se

Dois dos gestores mais pedidos pela nossa audiência apareceram ao mesmo tempo no nosso podcast. E o episódio não poderia ser gravado em um lugar melhor que uma faculdade, pois foi uma verdadeira aula de investimentos em ações.

Guilherme Aché é fundador da Squadra Investimentos, que em 16 anos de história firmou-se como uma das mais vencedoras gestoras de ações do Brasil e também ganhou fama pelas suas (bem sucedidas) teses “shorts”. 

Já Florian Bartunek fundou a Constellation em 2002 e além do sucesso como gestor também conseguiu a façanha de ser um dos co-autores do livro “Fora da Curva”, que conta a história de grandes nomes do mercado financeiro. 

Juntos, eles falaram sobre a filosofia de investimentos deles, explicaram o que uma ação precisa ter para ser comprada por eles (ou no caso do Aché, também ser “vendida”) e apontaram onde estão as oportunidades neste momento e onde estão as fraudes. Aché inclusive revelou alguns detalhes sobre por que está com uma posição “short” tão alta em seus fundos, citando a carta semestral da Squadra que sairia no dia seguinte da gravação trazendo mais detalhes sobre (o link da carta está aqui, aliás).

Esse episódio gravado no Rio de Janeiro durante a Semana do Mercado Financeiro, realizada pelos alunos da LMF (Liga do Mercado Financeiro) da PUC-Rio e que o Market Makers foi convidado a participar.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESTE EPISÓDIO

  • O que faz uma empresa ser boa
  • Como encontrar o short perfeito
  • Por que Aché não investe em estatais
  • Por que Florian e Aché não investem em small caps
  • Os setores preferidos de Florian e Aché
  • Por que é tão difícil ganhar dinheiro com IPO no Brasil
  • Por que os IPOs não funcionam no Brasil
  • Qual a influência do cenário macroeconômico no mercado de ações
  • Quais são os riscos e desafios em operar vendido
  • Por que o longo prazo é o segredo para ganhar dinheiro
  • O que Aché e Florian gostariam de ter ouvido mais cedo na vida
  • Impactos da transformação do mercado de ações ao longo dos anos

CONVIDADOS

Guilherme Aché: Formado em economia pela Faculdade Cândido Mendes (1991), Aché começou a trabalhar no Banco Pactual (hoje BTG Pactual) como estagiário no mesmo ano da sua formatura, na área de análises de empresas. Dois anos depois, aos 23 anos, já era chefe do departamento. Permaneceu no cargo até 1998, quando recebeu o convite dos economistas André Jakurski e Paulo Guedes para fundar a JGP Gestão de Recursos. Deixou a JGP, em 2007, para fundar a própria a Squadra Investimentos, voltada para investimentos em ações.

Florian Bartunek: Formado em Administração pela PUC Rio (1990), Florian é sócio-fundador e CIO (Chief Investment Officer) da Constellation, iniciada em 1998 como Utor Investimentos, para gestão dos investimentos dos atuais controladores da 3G. Antes de fundar a Constellation, Florian passou pelo Banco Pactual (1990-1998), onde foi sócio responsável pelo research, trader proprietário, responsável pelo Asset Management e gestor de todos os fundos e portfólios de ações do Banco e de um portfólio segregado para George Soros.

LIVROS RECOMENDADOS

Guilherme Aché

Reuniões e cartas do Buffett

Desrecomendação: A Lógica do Cisne Negro (Nassim Nicholas Taleb)

Florian Bartunek

Ações Comuns Lucros Extraordinários (Philip Arthur Fisher)

Armas, Germes e Aço (Jared Diamond)

Desrecomendação: O Investidor Inteligente (Benjamin Graham)

Compartilhe

Por Market Makers

market.makers@mmakers.com.br