Podcast

02h 26min

Fim do trade do petróleo e a maior bomba do mundo: reflexões de Landau após drawdown

O back to basics da Vista… após cair 30%

Por Market Makers

27 abr 2023 20h45 - atualizado em 10 maio 2023 02h11

Inscreva-se

É muito comum gestores aparecerem na mídia quando seus fundos estão indo bem no curto prazo – assim como é normal eles evitarem aparecer quando estão num momento ruim. O episódio do Market Makers de hoje quebrou essa lógica e trouxe um dos papos mais interessantes que já fizemos em toda nossa breve existência.

João Landau já esteve aqui no episódio de estreia do Market Makers em julho de 2022. Na época, o Vista Multiestratégia ganhava 60% no ano. De lá pra cá, o fundo tomou um dos maiores drawdowns de sua história, com perdas na casa de 30% nos últimos 8 meses. Vale dizer que o Vista Multi segue com ganhos de 440% desde o início (2014), contra +98% do CDI.

Landau falou abertamente sobre como lidar com o fundo e com a própria empresa neste momento conturbado, abriu como foi a análise post mortem do petróleo e detalhou as 3 grandes reflexões que a gestora teve neste momento (destaque para a 3ª convicção, quando fala sobre geopolítica e a “bomba atômica” que é o dólar).

Para Brasil, ele segue com a mesma visão estruturalmente pessimista, mas como somos uma grande fazenda e a safra está indo muito bem, é difícil ficar short. Além disso, existe espaço para otimismo em 2026.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESTE EPISÓDIO

  • Petróleo: Por que Landau zerou a posição e post mortem do drawdown
  • Por que o hedge do trade do petróleo não funcionou
  • Qual o trade da vez na Vista
  • Qual o problema de não perceber que as correlação mudam
  • As 3 principais tendências do momento:  Tecnologia, crise (ou processo) bancário nos EUA e China dominando a geopolítica
  • Por que o dólar é a maior bomba atômica que existe
  • O que faz o Brasil ser uma grande fazenda
  • Por que dá para ficar otimista com Brasil para 2026

CONVIDADOS

João Landau: Formado em Economia pela PUC, o carioca João Landau Iniciou sua carreira no mercado em 2004 na AAA gestão de recursos. Em 2005 entrou no Banco Pactual, onde passou pelo Research de equity cobrindo setores de Óleo e Gás. Em 2008, juntou-se à equipe do Paineiras Investimentos, sendo sócio e Gestor Macro durante 6 anos até sair em 2014 para fundar a Vista Capital.

LIVROS RECOMENDADOS

The Avoidable War: The Dangers of a Catastrophic Conflict Between the US and Xi Jinping’s China (Kevin Rudd)

10% mais feliz: Como aprendi a silenciar a mente, reduzi o estresse e encontrei o caminho para a felicidade (Dan Harris e Leila Couceiro)

Desrecomendação: Bíblia do Flamengo (Luís Miguel Pereira)

Compartilhe

Por Market Makers

market.makers@mmakers.com.br