Podcast
01h 37min
Mercados em pânico: a nova IA chinesa que mexeu com o mercado
Um episódio que mostra como essa corrida tecnológica pode afetar seu bolso
Neste episódio do Market Makers, recebemos Ruy Alves, gestor da Kinea, para discutir o impacto da revolucionária inteligência artificial chinesa DeepSeek no mercado global. Será que a China finalmente encontrou a arma perfeita para desafiar a soberania tecnológica e econômica dos Estados Unidos?
Vamos explorar como essa nova IA está deixando investidores em pânico, ameaçando empresas americanas e acirrando a rivalidade entre as duas maiores economias do mundo. Ruy também analisa como essa corrida tecnológica pode afetar o seu bolso e o futuro do mercado financeiro global.
Além disso, vamos analisar o autoritarismo tarifário de Donald Trump e como suas políticas estão afetando as economias globais, o controverso movimento de deportação em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos e o impacto social e econômico dessa medida.
Recomendação de livro:
Sem recomendações. Pelo contrário, Ruy recomenda o seguinte: “pare de ler tanto e comece a escrever mais. Escrever, criar alguma coisa, traz conhecimento. Tem até relação com inteligência artificial isso que vou falar: a IA vai deixar só dois tipos de espaço humano nos trabalhos intelectualmente mais desenvolvidos: 1) o empreendedor (tomador de risco), que continuará sendo um ser humano ao meu ver. 2) os criadores. Você se torna um criador ao escrever. Isso te dá um diferencial. Estava assistindo ao Aswath Damodaran [professor de finanças na Universidade de Nova Iorque] e ele falou o seguinte: ‘qualquer coisa que eu faça e que um bot, ao pegar tudo que já fiz, consegue fazer igual, dará valor zero para o meu eu real’. Então seu valor vem hoje de algo que um robô de inteligência artificial não consiga fazer. O processo de criação é o que mais te dará recompensa na vida e te fazer consolidar conhecimento. Pare de ler tanto e comece a refletir e escrever mais, pois você vai descobrir coisas em você que talvez você não saiba. Passe a maior parte do tempo criando. Leia para escrever.“