Podcast

01h 38min

Meta de inflação: é preciso alterar?

Um debate entre adultos sobre o tema mais polêmico do momento no mercado

Por Josué Guedes

23 fev 2023 20h22 - atualizado em 03 mar 2023 11h00

Inscreva-se

Em um episódio ao vivo e especial discutimos como adultos, e não como políticos em campanha, um tema que tem agitado os bastidores de Brasília à Faria Lima: O regime de metas de inflação.

Lula já deixou claro que isso precisa mudar, enquanto o presidente do Banco Central bateu pé sobre a importância de não mudar.

Enquanto isso, os principais gestores de fundos do Brasil divergem sobre mudar ou não, mas na semana passada um debate entre três dos maiores gestores do país (Stuhlberger, Xavier e Jakurski) mostrou uma preferência por mudar a meta.

Nos afastamos dos gestores mercado e trouxemos pra essa conversa duas grandes autoridades do assunto: Sergio Werlang e Braulio Borges

Werlang é doutor em economia, professor da Fundação Getúlio Vargas, ex-diretor do Banco Central e um dos mentores do regime de metas do Brasil, e Borges, pesquisador do Ibre/FGV, economista sênior da LCA, mestre em economia e fonte recomendada pelo Samuel Pessôa.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESTE EPISÓDIO

  • O que é o regime de metas de inflação
  • Como a meta de inflação foi instituída no Brasil
  • Qual o papel da meta de inflação no controle dos preços
  • É necessário alterar a meta atualmente
  • Quais os motivos justificariam a alteração da meta
  • A importância da autonomia do Banco Central
  • Como outros países lidam com o regime de metas

CONVIDADOS

Sergio Werlang: Assessor da Presidência na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Doutor em Economia  pela Princeton University, Mestre em Economia Matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e Graduado em Engenharia Naval pela UFRJ, Werlang foi Diretor de Política Econômica do Banco Central do Brasil e um dos responsáveis pela implementação do regime de metas para a inflação no Brasil.

Braulio Borges: Graduado em Economia e mestre em Teoria Econômica pela FEA-USP, Borges foi professor de Macroeconomia na Pós-Graduação da GVLaw e atualmente é economista-sênior da área de Macroeconomia da LCA e pesquisador-associado do FGV IBRE.

LIVROS RECOMENDADOS

Episódio sem recomendações.

Compartilhe

Por Josué Guedes

josue.guedes@mmakers.com.br