Podcast

01h 37min

O futuro da economia brasileira

Um debate sobre Brasil

Por Market Makers

12 dez 2023 12h10 - atualizado em 15 dez 2023 11h27

Inscreva-se

Um Brasil, duas visões: no episódio #74 juntamos uma economista com atuação dentro do mercado com um economista de abordagem acadêmica e passagem pelo governo para entender o momento atual da economia brasileiro e as oportunidades e os riscos no futuro próximo. O saldo foi um embate intelectual acalorado (porém muito educado) que nos rendeu ótimos aprendizados para este final de ano.

A pergunta no final do episódio explicita bem esse debate: o Brasil melhorou ou piorou em 2023? Marcela Rocha respondeu “sim”, Marcos Mendes disse “não”.

O episódio evidenciou uma lição importantíssima que buscamos normalizar no Market Makers: ouvir e debater com quem tem uma opinião diferente da sua. Para nós, foi um aprendizado enorme. Espero que também seja pra você.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESTE EPISÓDIO

  • As perspectivas para Brasil em 2024
  • O que mudou na conjuntura de Brasil nesse ano
  • O poder na mão do Legislativo é bom ou ruim para o Brasil?
  • O arcabouço fiscal é bom o suficiente?
  • Por que o dólar está em R$4,90?
  • Qual o diagnóstico da Argentina com a vitória de Javier Milei?
  • Cenários e projeções para o EUA em 2024

CONVIDADOS

Marcos Mendes: Com graduação e mestrado em economia pela Universidade de Brasília e doutorado pela USP, Marcos Mendes foi servidor de carreira da Consultoria Legislativa do Senado desde 1995, especializado em economia do setor público, finanças públicas, política fiscal e relações federativas. Também teve passagem pelo Banco Central e pelo Tesouro Nacional. Escreveu o livro “Por que o Brasil cresce pouco? Desigualdade, democracia e baixo crescimento no país do futuro” e atualmente está licenciado e vinculado ao Insper, como pesquisador associado em políticas públicas.

Marcela Rocha: Formada em Economia pelo Mackenzie e mestre em Economia pelo Insper, Marcela Rocha trabalhou como Economista buy side na Fator Administração de Recursos. Em 2013, ingressou na Principal Claritas como Economista e, em 2020, tornou-se Economista-chefe. Atualmente, ela também é membro do Conselho de Economia da Anbima.

LIVROS RECOMENDADOS

Marcos Mendes

The Volatility Curse (Daniela Campello e Cezar Zucco)

Pachinko (Min Jin Lee)

Desrecomendação: Torto arado (Itamar Vieira Junior)

Marcela Rocha

A Monetary and Fiscal History of the United States (Alan S Blinder)

Torto arado / Salvar o fogo (Itamar Vieira Junior)

Desrecomendação: O alquimista (Paulo Coelho)

Compartilhe

Por Market Makers

market.makers@mmakers.com.br