Notícia
2min leitura
Inteligência Artificial na prática: a nova série do MMakers
Descubra junto com o Market Makers e a Aster Capital a verdade sobre a Inteligência Artificial
De tempos em tempos a tecnologia nos brinda com verdadeiras revoluções capazes de virar a sociedade do avesso. Foi assim com a internet, o avião, o motor a vapor… Desde o surgimento da agricultura até hoje, exemplos não faltam.
Determinar quais são esses momentos revolucionários, a posteriori, é fácil. Mas como fazer isso enquanto a revolução está acontecendo?
Essa tarefa é mais árdua.
Quando a internet começou a chegar a todos, nos anos 1990, Clifford Stoll escreveu na Newsweek um texto hoje célebre, intitulado “Por que a internet não será o nirvana”, no qual postulava “a verdade é que nenhuma base online irá substituir seu jornal diário (…)”.
Hoje você pode conferir excelentes vídeos de Clifford no YouTube.
Por outro lado, até o ano passado, futurólogos e futuristas confirmavam que, no futuro próximo, todos moraríamos e trabalharíamos no metaverso. Até o home office para eles estaria obsoleto e houve quem comprasse “terrenos” por milhões.
Como você pode ver, afirmações categóricas sobre novas tecnologias são coisa arriscada para se fazer. Por isso, por aqui, fazemos as coisas de uma maneira diferente.
Nos últimos meses o assunto metaverso deu lugar à inteligência artificial como nova disrupção tecnológica a ser desvendada. Bastou o Chat GPT estar disponível para o grande público para todos começarem a se questionar onde isso ia chegar.
É inegável que as expectativas e especulações sobre essa nova fronteira tecnológica são altas, e no mercado financeiro ela está absolutamente em foco. Basta ver a alta das ações da Nvidia, desenvolvedora dos processadores no centro dessa revolução, que triplicaram de preço em seis meses.
Por tudo isso o Market Makers resolveu mergulhar no assunto: estreia hoje a nossa série especial AI 360.
Essa série, de quatro episódios, é feita em conjunto com a Aster Capital, uma gestora referência em tecnologia e que a incorporou em seu processo de investimento.
Ao todo serão quatro episódios, no qual tentamos responder as principais perguntas sobre o assunto: O que é inteligência artificial? Como ela funciona? Quais são os riscos dela? Como ela vai afetar a produtividade e a lucratividade das empresas? E os empregos? Todos nós seremos substituídos?
O primeiro programa vai ao ar hoje, no nosso canal do YouTube, no Spotify e nas demais plataformas de áudio. No episódio de estreia recebemos Everton Cherman — doutor em machine learning, uma das bases da inteligência artificial —, que explica os fundamentos e a ciência por trás de tudo isso que está sendo falado sobre o assunto. Vamos definir e delimitar do que se trata o fenômeno, sem pânico e sem hype.
Mudanças tecnológicas como a que vivemos hoje podem assustar e empolgar, mas, como vimos,o importante é não se precipitar. Para entender de verdade o que é inteligência artificial, como ela funciona, como vai afetar a economia e o mercado financeiro, não perca a nossa nova série AI 360.