Notícia

2min leitura

Lisboa: 100 mil motivos pra comemorar

Os 5 momentos imperdíveis do episódio #24

Por Josué Guedes

15 mar 2023 11h57 - atualizado em 15 mar 2023 12h10

Anunciado como ideia de gênio, o novo programa do governo Lula “Voa Brasil”, me fez relembrar o 24º episódio do Market Makers.

Na ocasião, falamos sobre os problemas do Brasil com Marcos Lisboa, doutor em economia e ex-presidente do Insper. Esse episódio repercute até hoje e já bateu 100 mil visualizações no YouTube — disparado o maior sucesso do nosso canal (se você ainda não viu, vou deixar o link no final do texto).

Lisboa, embora avesso a redes sociais, possui uma legião de fãs dispostos a espalhar pela internet  memes e cortes do que se conhece como a “agenda republicana”, que seria algo como “tratar os iguais como iguais, sem privilégios para setores específicos e protegidos”. Ideia que Lisboa defende rotineiramente.

Agenda que parece ainda um sonho distante em nosso país. Acho até que foi por isso que lembrei do episódio quando ouvi sobre o Voa Brasil, programa de compra de passagens aéreas pelo valor fixo de R$ 200 destinado a servidores, aposentados e pensionistas, além de estudantes com Fies. Ele é justamente uma distorção de mercado criada pelo governo de plantão, que em breve pode estar até na Constituição e ser considerado um direito. 

Após mais de 130 anos da Proclamação da República e milhares de projetos e programas do governo como esse, infelizmente, parece que ainda estamos bem longe de conseguir colocar em prática alguns princípios básicos para tornar o Brasil finalmente o “país do futuro”.

Como apreciador de entrevistas e falas memoráveis de Lisboa, sei que sua passagem pelo Market Makers irá agregar muito ao acervo da página do Facebook Todo dia um vídeo diferente do Marcos Lisboa pra te deixar em choque e aos produtores de conteúdo que conseguem encontrar nos discursos de Lisboa resumos simples da situação caótica do nosso país.

Como chegaram vários novos leitores aqui na CompoundLetter nos últimos dias, e em comemoração aos 100 mil views do nosso papo, reassisti a entrevista e trouxe para você os 5 melhores momentos da conversa do Lisboa com o Salomão e o Renatão:

1) Vamos parar com a fantasia: o mercado não existe

2) Por que o Brasil é um país nota 5: subsídios, proteções e benefícios

3) O capitalismo de compadrio brasileiro

4) Distorções tributárias e captura do estado: qual o tamanho desse problema?

5) Teoria Monetária Moderna (MMT): Teoria? Monetária? Moderna?

Para não desanimar com o futuro do país após esses trechos e enquanto aguarda os estudos sobre os impactos econômicos do Voa Brasil, você pode também se divertir um pouco lendo os mais de 340 comentários que já deixaram lá no YouTube. Tipo esse:

Vale a pena.

O link da entrevista completa está aqui.

Compartilhe

Por Josué Guedes

josue.guedes@mmakers.com.br