Notícia
2min leitura
Marcelo Muniz, uma lenda viva do mercado financeiro que formou muita gente
Muniz sabe muito bem o que é trilhar o sucesso no mercado financeiro
Na década de 90, enquanto muitos dos nossos leitores estavam nascendo ou ainda eram jovens buscando sucesso financeiro e profissional, Marcelo Muniz já era C-Level e sócio do banco BBM.
Passando pelos cargos de CIO, CFO e membro do conselho ao longo de 25 anos dentro da instituição, Muniz, que hoje é tesoureiro do C6 Bank, sabe muito bem o que é trilhar o sucesso.
Afinal, o banco, conhecido por muitos como “escola BBM”, moldou uma geração de elite no mercado financeiro ao estabelecer uma cultura analítica e estratégica sem precedentes no mundo dos investimentos.
Diante dessa influência que atravessa décadas, Muniz é categórico ao aconselhar quem persegue o topo: entenda o jogo e depois jogue-o bem.
“Se você fizer uma coisa relevante, isso valerá fortuna na sua carreira. As pessoas são muito ocupadas e deixam gaps que você pode perceber. Ter sucesso é fazer mais, mas não só isso. Tem que entender o jogo e depois jogar bem, entendendo o que é de fato importante”, disse ele no episódio #136 do Market Makers Podcast.
“Tive uma carreira inicial boa porque eu tinha como meta não deixar meu chefe me pedir nada. Antes de pedir, eu já fazia. As pessoas estão muito descansadas hoje em dia, sem entender que tem uma massa gigantesca querendo o lugar delas. Você precisa ser O Melhor, O Escolhido e tem que ter noção de time. Praticar esporte coletivo ajuda muito a ganhar essa percepção. Seu parceiro compete com você, claro, mas no final, se o outro time ganhar, vocês dois se ferram. A pessoa tem que ser titular. Entregou tudo? É pouco. Não deixe seu chefe pedir nada. Antes de ele pedir, já faça e faça perfeito. Até porque não é difícil imaginar o que uma pessoa vai precisar. Você está ali vendo, participando. Olhe bem o que está acontecendo, antecipe-se e faça.”
Muniz se considera pouco criativo quando pensa no que dá certo: a fórmula é estudar e trabalhar. Só. Você pode ter todos os privilégios do mundo, mas sem isso o sucesso não vem.
É diante dessa reflexão de quem tem quase quatro décadas de experiência, que te convidamos a refletir: você é um bom jogador? Sabe o jogo que está jogando?
Nós, do Market Makers, sabemos que há muitas pessoas bem-sucedidas profissionalmente e financeiramente aqui na CompoundLetter (C-Levels, gestores, empresários, executivos de grandes empresas e/ou as que estão lutando para “chegar lá”).
Muitas delas, aliás, entraram para o M3 Club, o nosso hub onde investidores profissionais se encontram.
Por isso, perguntamos: o que, ao seu ver, dita o sucesso profissional e financeiro além dos pontos levantados por Marcelo Muniz?
Responda neste e-mail. Compartilharemos os comentários de vocês num e-mail da CompoundLetter da semana que vem e divulgaremos nas nossas redes sociais também.
Afinal, o compound e compartilhamento do conhecimento são princípios-chave do Market Makers e de quem trilha o sucesso.
O episódio #136 com Marcelo Muniz está disponível no YouTube e no Spotify. São quase 40 anos de carreira em 2h40 de papo com o Thiago Salomão. Imperdível.