Notícia

3min leitura

Super Live pré-2º turno: o que o mercado está fazendo?

Seis grandes nomes do mercado falarão sobre o que estão vendo e fazendo nos mercados nos dias que antecedem o 2º turno

Por Josué Guedes

26 out 2022 09h58 - atualizado em 26 out 2022 10h16

Texto originalmente publicado na CompoundLetter, a newsletter do Market Makers. Inscreva-se na newsletter gratuitamente deixando o seu e-mail aqui!

Se há alguns meses todos queriam que as eleições chegassem logo, agora parece que todo mundo não vê a hora de passar.

Nós mesmo começamos o Market Makers há pouco mais de 3 meses e foi difícil conseguir gravar um episódio desde então sem que esse tema não fosse abordado.

De traders a value investors raiz, a questão tomou de conta do cenário – você nem deve estar lembrando que hoje tem Copom (risos) – e fez todo mundo traçar e analisar o que pode acontecer nos próximos anos a partir da decisão que será tomada pelo país no próximo domingo (30).

Lá em julho, quando gravamos nosso primeiro episódio, João Landau, da Vista Capital, inaugurou o Market Makers e os comentários sobre as eleições, mas com uma tese reveladora sobre quem é o melhor presidente do Brasil.

“No final do dia, o Brasil é uma grande fazenda. O problema maior no Brasil é quando as commodities caem. Para o Brasil, é pior se ganhar o melhor candidato mas tivermos um ‘crash’ nas commodities do que se elegermos o pior candidato mas as commodities andarem muito”, explicou Landau.

Alguns episódios depois, apesar do tema ter surgido também nos anteriores, conversamos com o maior gestor-trader da Faria Lima, Claudio Coppola, da R&C, especificamente sobre as eleições e o cenário de um possível 3º turno na disputa entre Lula e Bolsonaro.

“Pode haver o terceiro turno que nunca houve. O Bolsonaro não colocou o [general] Braga Neto como vice à toa, ele é um cara fechado com o Exército por todas as bases”, afirmou Coppola. “Não é o que eu desejo, nem estou torcendo, mas não posso ignorar. No meu cenário, existe 20% de chances de isso acontecer”, completa.

É, sem dúvida, o pior cenário para quem deseja que as eleições terminem no domingo.

Pouco tempo depois de conversar com Coppola, no episódio #11, entrevistamos por mais de 2 horas uma das maiores lendas do mercado brasileiro, Ivan Sant’Anna, com foco principalmente na sua vida e feitos no mercado, mas lá no finalzinho não teve como segurar e o assunto surgiu e Ivan não se esquivou:

– Thiago Salomão: Ivan, Lula vs Bolsonaro, quem você acha que ganha?
– Ivan: Lula

Entre discussões mais profundas ou apenas apostas, aqui estamos a poucos dias do 2º turno buscando separar a torcida dos fatos e nada melhor para isso do que falar com quem está com a pele em risco (#skininthegame).

Por isso, repetindo o que fizemos antes do primeiro turno no episódio #14, vamos fazer hoje, às 18h, uma Super Live com 6 convidados que irão falar sobre o que estão vendo e fazendo nos mercados nessa semana decisiva para a política nacional.

Confira os convidados e a programação:

– 17h00 às 17h15: Sergio Machado, gestor na NCH Capital
– 17h20 às 17h35: Marcela Rocha, economista-chefe da Claritas Investimentos
– 17h40 às 17h55: Bruno Cordeiro, gestor do fundo Kapitalo K10
– 18h00 às 18h15: Claudio Coppola, gestor-trader do fundo R&C FIM
– 18h20 às 18h35: Luiz Portella, sócio-fundador da Novus Capital
– 18h40 às 18h55: Gustavo Salomão, sócio-fundador e CIO da Norte Asset

Ative a notificação em nosso canal no YouTube (acesse aqui) e acompanhe com a gente a melhor live pré-2ª turno do mercado.

Compartilhe

Por Josué Guedes

josue.guedes@mmakers.com.br