Podcast

2min leitura

Mercado Livre: de site de leilões a ameaça para varejistas, bancos e o Google

Por Josué Guedes

17 Feb 2023 14h58 - atualizado em 23 Feb 2023 08h23

Inscreva-se

O episódio que você ouvirá hoje marca uma nova fase do Market Makers.

Estamos inaugurando um novo formato de programa. Demos vida a um sonho antigo que tínhamos de entender os mínimos detalhes dos maiores casos de sucesso (e de fracasso) das empresas do nosso mercado.

A cada episódio deste novo programa, cujo nome ainda não está definido (aceitamos sugestões!), vamos decifrar o segredo destas empresas e, para isso, sempre traremos um convidado escolhido a dedo que vai nos ajudar neste trabalho.

No episódio de estreia, vamos destrinchar o Mercado Livre. A empresa nasceu em 1999 como um site de leilões (ouvir como isso era na época beira a loucura) e hoje é um verdadeiro colosso que atua em vários setores. Ela já disruptou o varejo, o setor financeiro e pode abocanhar um mercado dominado hoje pelo Google: o de anunciantes.

Chamamos uma dupla de detetives para o primeiro episódio: Marcello Silva e Rodrigo Nasser, ambos fundadores da Aster Capital. Silva é um analista de longa história no mercado e entende muito do setor; já o Nasser fez boa parte da sua carreira no mundo digital – já foi CTO da Netshoes, CEO da Totvs no México, entre outros cargos.

Neste episódio, você não só vai entender como foi a transição da “MELI” de site de leilões para maior referência de e-commerce e meios de pagamentos, mas quais são as opcionalidades e riscos que envolvem o futuro da companhia, que atualmente vale em bolsa 10 vezes o “market cap” de Magalu e Via juntas.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESTE EPISÓDIO

  • A origem do Mercado Livre e a democratização do acesso ao comércio e à finanças na América Latina
  • As dificuldades iniciais para colocar o negócio de pé
  • O processo de iteração na construção da companhia
  • Os 3 pilares da estratégia de tecnologia do Meli
  • Como funcionavam os sites de leilão na década de 90
  • Como os fundadores se conheceram e por que resolveram criar o Mercado Livre
  • Quais as fontes de receita do Mercado Livre
  • A origem do Mercado Pago e do Mercado Envios
  • A evolução do e-commerce no Brasil e o posicionamento do Meli
  • Como funciona o modelo de plataforma do Meli
  • Caso americanas e movimento de consolidação: quem vai ficar absorver a maior fatia do mercado
  • Receitas: origem do resultado financeiro
  • Por que o Mercado Ads pode ser o futuro do Mercado Livre
  • Quais os principais riscos do modelo de negócio do Mercado Livre

CONVIDADOS

Marcello Silva: Graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e Economia pela FEA, Marcello Silva trabalhou na Constellation Asset Management de 2006 a 2021. Deixou a gestora para fundar a Aster Capital.

Rodrigo Nasser: Ex-RI e CEO da Totvs no México, ex-chefe de tecnologia na Netshoes, Rodrigo Nasser é graduado em Administração pela PUC-SP e conselheiro de inovação do e-commerce Brasil e mentor Endevor. Em 2021 fundou a Aster Capital onde exerce a função de analista e gestor.

LIVROS RECOMENDADOS

Episódio sem recomendações.

Compartilhe

Por Josué Guedes

josue.guedes@mmakers.com.br